sábado, 25 de fevereiro de 2017

Seu chefe poderia estar espionando você usando este dispositivo

Seu chefe poderia estar espionando você usando este dispositivo
25 de fevereiro de 2017
 

Seu chefe poderia estar espionando você usando este dispositivo

Você tirou uma hora para o café na sala de estar do trabalho esta manhã? Você saiu para um almoço e tomou uma cerveja hoje? Um pequeno pequeno adereço tecnológico poderia estar observando você.

Os sistemas OccupEye e Enlighted são sistemas de sensores que podem ser colocados em muitos espaços, inclusive sob a mesa de um funcionário para monitorar quanto tempo eles passam lá. 

Os sensores também podem ser usados para localizar espaços de trabalho disponíveis e salas de reuniões, além de gerenciar níveis de iluminação para economizar custos das empresas.

No ano passado, houveram relatos de inúmeras empresas usando esses dispositivos eletrônicos para manter os olhos em seus empregados. 

Jornalistas do jornal britânico The Daily Telegraph os encontraram embaixo das mesas e criaram um tumulto, que fez com que os dispositivos desaparecessem da noite para o dia.

No entanto, um novo relatório da Bloomberg diz que esses sensores ainda estão presentes em muitos locais de trabalho, muitas vezes sem o conhecimento dos funcionários. Eles estimam que até 15% das empresas das 500 empresas com maiores rendimentos nos EUA usam estes dispositivos em seus locais de trabalho.

“A maioria das pessoas, quando entra em edifícios, nem sequer os nota”, diz Joe Costello, diretor executivo da Enlighted. 

Ele acrescentou que eles poderiam ser escondidos em qualquer lugar, de debaixo da mesa, para luzes, até mesmo crachás de identificação.

Os sistemas são vendidos na premissa de que eles ajudam a otimizar espaços de escritório. Os sensores coletam dados sobre quando as pessoas estão em sua mesa e podem aprender quando certas áreas do espaço estão vazias. 

Uma vez que um banco de dados é alimentado, é possível garantir que a empresa não está desperdiçando dinheiro usando luzes, aquecimento ou ar-condicionado em salas vazias. Isso por si só tem o potencial de reduzir a fatura de energia de um escritório em 25%.

Eles também podem coletar informações sobre como os funcionários se comportam, como quantas vezes eles se levantam e conversam com outros funcionários. 

Esses dados podem então ser usados para redesenhar espaços para ajudar a equipe a se comunicar mais eficientemente.

Eles são certamente uma peça inteligente de tecnologia para grandes empregadores que esperam melhorar seus gastos. 

No entanto, como muitas peças de tecnologia no mundo cada vez mais conectado, o preço a pagar é com a sua privacidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário