sábado, 18 de fevereiro de 2017

Pesquisa na rede Bolsonaro dá vitória esmagadora a Lula: 70% X 30%

Pesquisa na rede Bolsonaro dá vitória esmagadora a Lula: 70% X 30%
SEXTA-FEIRA 17 FEVEREIRO 2017
Escrito por Miguel do Rosário, Postado em Eleições 2018
 

Flavio Bolsonaro, deputado estadual do Rio de Janeiro, um dos filhos do deputado federal Jair Bolsonaro, acaba de tomar um terrível (para ele) choque de realidade política.

Esse pessoal fica lendo os blogs da Veja e assistindo Jornal Nacional e esquece que existe um mundo real lá fora.

Como todos sabem, a pesquisa CNT/MDA, uma das mais tradicionais da política nacional, divulgada nos últimos dias, mostrou um crescimento impressionante de Lula. 

Ele cresceu no primeiro e segundo turno, em todos os cenários. Não perde de ninguém, e lidera em todas as regiões, inclusive Sul e Sudeste. Está à frente de outros candidatos inclusive entre quem ganha mais de cinco salários.

A pesquisa é uma chinelada na cara da mídia, e de seus marionetes na burocracia, em especial para o justiceiro da Globo, Sergio Moro, e aquele procurador que especula com casas do Minha Casa Minha Vida e especializou-se em powerpoints.

O MDA não fez, contudo, ou não divulgou, um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Flavio Bolsonaro, até então muito entusiasmado com o crescimento de seu pai nas pesquisas – de fato, Jair foi o único que cresceu, além de Lula – veio ao Twitter e fez um desafio.

Já que os institutos de pesquisa, por preconceito, não perguntam, pergunto eu: no 2o turno, em quem você votaria para Presidente do Brasil?

No momento em que escrevo esse post, são 9:45 da manhã de sexta-feira. Com 185.628 votos até o momento, Lula ganha de Bolsonaro por 70% a 30%. Ainda faltam 20 horas para a pesquisa terminar, você pode ir lá e votar também. Basta clicar na imagem.

É uma vitória e tanto, por três razões:

– Acontece no terreno do inimigo, na rede social de Bolsonaro, onde ele evidentemente tem grande vantagem.

– O eleitorado de Lula é muito concentrado entre pessoas mais pobres, que não tem o hábito de votar em enquetes de Twitter, ao contrário do eleitorado de Bolsonaro, inteiramente concentrado entre os mais ricos, e muito forte nas redes sociais.

– o número de votantes é expressivo: 

quase 200 mil pessoas. O sistema Twitter impede qualquer tipo de fraude. As pesquisas de intenção de voto do Datafolha ou Ibope costumam ser com 2 mil pessoas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário