terça-feira, 23 de agosto de 2016

HIV toma conta em Cuiabá; Médico infectologista alerta para o perigo do ‘Clube do carimbo do HIV, uma ‘moda’ terrível que pode custar sua vida

CIDADES
09/06/2015 - 12:23
HIV toma conta em Cuiabá; Médico infectologista alerta para o perigo do ‘Clube do carimbo do HIV, uma ‘moda’ terrível que pode custar sua vida
Eder Gomes com Assessoria

Infelizmente como infectologista tenho visto uma prática entre os jovens que merece um alerta. infectados pelo vírus do HIV estão transmitindo propositalmente a doença, principalmente entre os homossexuais masculinos na faixa etária de 18 a 40 anos.

 Eles são adeptos da modalidade’ bareback’, na qual gays fazem sexo sem o uso do preservativo, ou furam a camisinha conscientes que são portadores do HIV formando o ‘clube do carimbo’. A febre inconsequente cresceu tanto que criaram blogs e grupos onde eles compartilham técnicas de como fazer o passo a passo para ‘carimbar’ o parceiro(contaminá-lo) e ainda incentivam o sexo sem camisinha.

 Os jovens usam além da balada em boates, em festas sigilosas em que acontece a roleta russa, as “conversion parties” em que entre os convidados existem os “bug chasers” (caçadores de vírus) e os gift givers” (presenteadores do vírus), que são os soropositivos dispostos a contaminar propositalmente ou com consentimento. Tudo em busca de uma adrenalina que não passa de uma ilusão. A juventude parece desconhecer os riscos e a gravidade da doença e isso pode voltar a se tornar uma epidemia.

 Sabemos que há vários tratamentos com coquetéis de remédios que garantem hoje uma sobrevida para o infectado soropositivo, mas não podemos esquecer que ser contaminado pelo HIV é para a vida inteira. Não tem cura. Portadores do vírus HIV estão morrendo mais de doenças como infarto, diabetes, acidente vascular cerebral e câncer que são efeitos colaterais dos medicamentos.

 Aos jovens vão o nosso alerta como profissionais de saúde que o efeito da adrenalina passa e ai vem a realidade com a discriminação, os efeitos colaterais dos medicamentos e em alguns casos, depressão e abandono por parte da própria família ou grupo social.

 Os exames de HIV devem ser feitos rotineiramente como fazemos exames de sangue de controle como colesterol e glicose. E também quando se mantém uma relação sexual sem o uso do preservativo.
 Luciano Ribeiro é médico infectologista do grupo Santa Rosa
Luciano Ribeiro é médico infectologista do grupo Santa Rosa


Não brinquemos com a nossa vida, a desperdiçando por modismos que ela é o bem mais precioso que o ser humano possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário