sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Começa o pagamento da 1ª parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Edição do dia 25/08/2016
25/08/2016 05h11 - Atualizado em 25/08/2016 10h12
Começa o pagamento da 1ª parcela do 13º de aposentados e pensionistas
A primeira parcela do 13º deve ser paga até o dia 8 de setembro, no máximo, de acordo com número final do cartão. Confira a tabela com a programação.
Fabiano Arruda
 Resultado de imagem para inss

Notícia boa para o bolso dos aposentados e pensionistas. Nesta quinta-feira (25) eles começam a receber a primeira parcela do 13º salário. Hora de organizar as contas e decidir com sabedoria o que fazer com esse dinheiro extra. Confira a tabela com a programação de pagamento, de acordo com o final do número do seu cartão.
Este tem sido um ano difícil para dona Maria Iraí Vecente. A situação piorou porque o marido dela, Sr. Arlindo, está doente e os gastos com a saúde dele são altos. Os remédios chegam a custar R$ 1 mil reais por mês. A antecipação do 13º veio em boa hora. "A gente vem sempre fazendo controle, procurando economizar aqui e ali para não ficar devendo. Então quando entra esse dinheirinho, a gente não folga, mas ajuda a safar a situação que já vem apertada há muito tempo", afirma a aposentada.
O sr. Isaías Rodrigues também ficou satisfeito com a notícia do dinheiro caindo mais cedo na conta e já definiu o que vai fazer: "Deixar na conta do banco e ir gastando aos poucos em supermercado e pagando água, luz, telefone", diz ele.
Para aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo, o pagamento começa nesta quinta-feira. Para quem ganha acima do mínimo, começa a receber a partir de 1 de setembro.
Em todo o país, o adiantamento representa R$ 18 bilhões, um recurso importante para a economia que anda precisando de movimento. Mas segundo o economista Eugênio Pavão, o ideal é evitar novas dívidas. "Ver o que tem de dívida, pagar as dívidas primeiro. Se tiver equilibrado e tiver condições de poupar, é melhor".
Para muitos aposentados, nem dá para pensar diferente. "Penso em terminar minhas continhas tudo, comprar algumas coisas que a gente já vem em falta há muito tempo e suprir as necessidades, porque não dá mais que isso", afirma dona Maria.

Todos os aposentados e pensionistas devem receber a primeira parcela do 13º até o dia 8 de setembro, no máximo, dependendo do número final do cartão. A segunda parcela será paga em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário