quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Nadadores se envolveram em confusão em posto e mentiram sobre assalto, diz polícia

Nadadores se envolveram em confusão em posto e mentiram sobre assalto, diz polícia
Segundo Polícia Civil, atletas estavam alcoolizados e entraram em confronto com segurança
Nadadores americanos Gunnar Bentz (à esquerda) e Jack Conger deixam a delegacia do aerporto Foto: Mauro Pimentel / AP
Nadadores americanos Gunnar Bentz (à esquerda) e Jack Conger
 deixam a delegacia do aerporto - Mauro Pimentel / AP

POR ANTONIO WERNECK / ELENILCE BOTTARI / VERA ARAÚJO / LUIZ GUILHERME JULIÃO
18/08/2016 11:06 / atualizado 18/08/2016 15:46

RIO - Os nadadores americanos que prestaram queixa de um suposto assalto no Rio mentiram sobre o crime e, na verdade, se envolveram em uma confusão com seguranças de um posto de gasolina que fica a caminho da Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, segundo as investigações da Polícia Civil.
Agentes da Delegacia de Especial de Apoio ao Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) estão com imagens do circuito interno do estabelecimento que mostram a confusão entre Ryan Lochte, James Feigen, Gunnar Bentz e Jack Conger e os funcionários do posto.
Segundo o vídeo e relatos dos funcionários, os medalhistas olímpicos chegaram por volta das 6h, já alterados, possivelmente por já estarem com nível etílico alto e começaram a fazer bagunça no estabelecimento, que fica ao lado de uma unidade hospitalar. Com isso, os funcionários reclamaram, e teve início a confusão.

De acordo com os investigadores da Deat, os americanos estavam muito alterados. Taambém há informações de que eles teriam quebrado a porta do banheiro do posto de gasolina. A briga terminou por volta das 6h30m, quando os atletas embarcaram num táxi e deixaram o local. Os policiais disseram que a qualidade das imagens não é boa, mas ajudarão no inquérito.
Ryan Lochte deixou o país na noite da última segunda-feira, num voo em direção aos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, a juíza Keyla Blanc De Cnop, do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, determinou a expedição de mandados de busca e apreensão dos passaportes dos nadadores americanos.
Nesta quinta-feira, o advogado de James Feigen entregou o passaporte do atleta à polícia.

DEPOIMENTOS CONTRADITÓRIOS

Os nadadores haviam prestado queixa sobre o suposto assalto no último fim de semana. Os depoimentos dos atletas, no entanto, apresentaram contradições e os americanos passaram a ser suspeitos de falsa comunicação de crime.
Segundo a primeira versão da história, os quatro nadadores teriam sido assaltados quando estavam em um táxi, voltando da Casa da França, na Sociedade Hípica, na Zona Sul do Rio, de onde saíram às 5h45m.
A outra inconsistência no testemunho de Lochte se dá em relação a se o nadador teve ou não uma arma apontada para sua cabeça. "Não foi exatamente o que aconteceu", teria dito o medalhista olímpico, de acordo com o jornalista. Ele contou que um dos assaltantes havia apontado a arma em direção a ele, mas não à sua testa.
Policiais da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo ouviram, nesta quinta-feira, o depoimento do taxista que pegou os nadadores americanos na madrugada de domingo.

Na manhã desta quinta-feira, o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, afirmou que a polícia analisou, inicialmente, as redes sociais de Ryan Lochte e James Feigen. Segundo ele, com o decreto dos mandados de condução coercitiva e a ordem de retenção de passaportes de atletas, a polícia passou a ter acesso aos envolvidos de “forma mais adequada”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário