segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Fora Temer, todos foram aplaudidos

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão", "O domador de sonhos" e "Dragonfly" (lançamento setembro 2016)
Fora Temer, todos foram aplaudidos
6 de Agosto de 2016
 : <p>Presidente em Exercício Michel Temer e o Governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão durante cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Rio de Janeiro - RJ, 05/08/2016) Foto: Beto Barata/PR</p>

É um engano continuar repetindo a boutade de Nelson Rodrigues segundo quem “o Maracanã vaia até minuto de silêncio”.
   Pode ter sido assim no tempo dele, mas não é mais.
   O Maracanã aplaudiu cada segundo do esplendoroso show de abertura, de pé, cantou junto, sambou junto. O Maracanã se extasiou com cada frase, com cada nota, com cada efeito visual, com cada surpresa dos nossos melhores artistas.
   O Maracanã saboreou e aplaudiu cada palavra, seja em português, inglês ou francês, carregada de vida, de energia, de otimismo de Carlos Arthur Nuzman. Por mais que suas mãos tremessem a sua alma vibrava e todos puderam ver que ali estava um homem de bem. Em nenhum momento o Maracanã pediu que ele parasse de falar, apesar de ter sido um texto longo, mas valia a pena ouvir.
   O Maracanã aplaudiu com alegria o discurso do presidente do COI, pleno de entusiasmo, de confiança, de amizade, de espírito olímpico. Ele não foi interrompido em momento algum.
   Mas quando falou Temer, que diferença!
   Toda a energia que fluía das palavras que o antecederam parece ter sido absorvida por um buraco negro, instaurou-se um clima sombrio, adverso, inamistoso, perverso. Nenhuma luz era suficiente para clarear a escuridão que se formou em torno dele.
   Foi Temer se levantar para despertar os piores sentimentos da plateia do Maracanã. Aquela figura de vilão de filme policial não tinha nada a ver com o Brasil que desfilou no espetáculo. Ele não fazia parte daquilo nem como cidadão, e muito menos como presidente da República, ainda que provisório. 
   Não podia ser aquele o presidente do país alegre, sensual, cheio de vitalidade, criatividade, amor, hospitalidade, samba no pé que os artistas brasileiros tinham acabado de mostrar.
   Ele não combinava com aquele país nem aquele país combinava com ele.
   Ele pronunciou seu texto de dez segundos de forma ríspida, sinistra, antipática, sem carisma, canhestra, canastrona.
   Queria ser rápido para escapar das vaias, mas não adiantou.
   Foi vaiado gostosamente, antes, durante e depois de falar e só não foi vaiado mais porque o Maracanã preferiu voltar suas atenções para a festa que continuava relegando aquele presidente postiço, maligno, oco à solidão.
   Não à solidão do poder, mas à solidão do vilão,  aquele contra quem todo mundo torce, aquele que todos querem que se ferre, aquele que morre antes do final do filme.
   Ele não foi citado por Nuzman nem por Bach. Não foi abraçado por seus convidados. Era um estranho no ninho. Aquela festa não era dele. Nunca foi. A Olimpíada foi conquistada por Lula, foi produzida por Dilma.
   Além de ser o usurpador da presidência, tentou usurpar a Olimpíada.
   Mas a única medalha que merece é a medalha de ouro da traição.
   Fora Temer, todos foram aplaudidos.

   E se todos foram aplaudidos, menos ele, o que o Maracanã quis dizer foi: fora Temer!     



Nenhum comentário:

Postar um comentário