domingo, 25 de dezembro de 2016

O que muda e como sacar o FGTS? Tire suas dúvidas

ECONOMIA
O que muda e como sacar o FGTS? Tire suas dúvidas
Contas inativas são aquelas de empregos anteriores, da qual o trabalhador saiu por ter pedido demissão ou ter sido demitido por justa causa
Agência O Globo
25/12/2016 às 16h45
 Resultado de imagem para fgts

Contas inativas
A partir de agora o trabalhador poderá sacar todo o seu saldo de contas inativas do FGTS. Contas inativas são aquelas de empregos anteriores, da qual o trabalhador saiu por ter pedido demissão ou ter sido demitido por justa causa.

Calendário
Para evitar filas, o governo divulgará em fevereiro um calendário para o saque das contas inativas. Todos os trabalhadores com contas inativas até 31 de dezembro de 2015 poderão sacar os recursos.

Saldo
O trabalhador pode consultar seu saldo, de contas ativas e inativas, no site da Caixa, no link. É preciso informar o número do NIS ou PIS/Pasep, que está na carteira de trabalho ou no contracheque, e uma senha, que pode ser cadastrada na hora.
Senha
Para cadastrar a senha no site da Caixa, é preciso informar dados pessoais, como nome, nome da mãe, data e local de nascimento, número do CPF, da carteira de identidade ou do título de eleitor.

Pelo celular
O trabalhador também pode consultar seu extrato pelo aplicativo do FGTS para smartphones. No aplicativo, também terá de informar NIS (ou PIS/Pasep) e a senha cadastrada.

Por telefone
O número de atendimento da Caixa é 0800 726 0207. Nas agências também é possível buscar informação, desde que o trabalhador tenha o seu Cartão do Cidadão.

FGTS-Vale e FGTS-Petrobras
O trabalhador que, no passado, fez uma aplicação em FGTS-Vale ou FGTS-Petrobras não poderá sacar esses recursos em dinheiro. Mesmo que a aplicação tenha sido feita por uma conta que hoje está inativa, no momento do resgate, os recursos dos fundos de investimento voltarão para a conta tradicional do FGTS, ou seja, entrarão numa conta ativa do Fundo.

Rendimento maior
O governo, a partir do ano que vem, vai distribuir metade dos lucros do FGTS aos cotistas do Fundo. Com isso, especialistas calculam que a rentabilidade do FGTS, hoje de 3% ao ano mais TR, ficará entre 5% e 6% ao ano mais TR. Em 2016, o lucro do Fundo deve ser de R$ 15 bilhões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário