quarta-feira, 28 de junho de 2017

Greve geral: ao menos 14 Estados e DF confirmam atos e paralisações para a próxima sexta-feira

29/6/2017 às 00h10
Greve geral: ao menos 14 Estados e DF confirmam atos e paralisações para a próxima sexta-feira
Algumas categorias ainda realizarão assembléias para definir adesão ao movimento
Do R7, com Estadão Conteúdo
Em abril, manifestantes se reuniram no Largo da Batata, em SP
Em abril, manifestantes se reuniram no Largo da Batata, 
em SPThiago Bernardes/Framephoto/Estadão Conteúdo/
28.04.2017

Convocada por centrais sindicais de todo o País, está prevista para a próxima sexta-feira (30) mais um dia de atos e paralisações contra reformas apresentadas pelo Governo Federal. 

Segundo os sindicalistas, principais responsáveis pela coordenação das manifestações — que contam também com o apoio de movimentos sociais —, os protestos estarão centralizados nas principais cidades do País, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Desta vez, além de contar com a adesão de um número menor de categorias, a greve geral marcada para acontecer nesta sexta-feira deve ficar restrita a algumas capitais. 

De acordo com informações de algumas centrais, há atos e paralisação confirmadas em ao menos 14 Estados, além do Distrito Federal. 

Segundo os representantes sindicais, a principal razão para a articulação menor é, até agora, a falta de consenso entre uma parte que defende uma pauta de reivindicações anti-governo e os que buscam se ater atos protestos contra os projetos de reforma trabalhista e da Previdência, repetindo o mote para a paralisação geral de 28 de abril, considerada bem-sucedida pela categoria.

Veja a seguir o que já está confirmado para acontecer na sexta-feira em alguns Estados do País:

São Paulo (SP)
Os metroviários aprovaram adesão à greve. Uma nova assembleia marcada para esta quinta-feira (29) irá definir como será a participação nesse dia de paralisação, mas a categoria já adiantou que deve cruzar os braços durante toda a operação comercial de sexta-feira.

Os bancários também aprovaram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (26), parar as atividades nesta sexta-feira. A proposta foi aprovada por unanimidade. Servidores do Judiciário Federal de São Paulo também aprovaram adesão à Greve Geral.


Além disso, há uma manifestação prevista para ocorrer na avenida Paulista. O ato é organizado pelos movimentos sindicais e sociais que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Participam da atividade a CUT, CTB e Intersindical. A mobilização terá concentração a partir das 16h, no vão livre do Masp.

São José dos Campos (SP)
O Conselho de Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), que reúne cipeiros, delegados sindicais, ativistas e trabalhadores da categoria, confirmou a disposição da categoria em parar as fábricas.

Litoral Paulista (SP)
Estivadores de Santos aprovaram, em assembleia nesta terça-feira (27), greve de 48 horas. A paralisação terá início às 7h de sexta-feira e vai até as 7h de domingo.


Rio de Janeiro (RJ)
Após plenária de preparação ocorrida na terça-feira (27), já aprovaram greve as seguintes categorias: petroleiros da Reduc Caxias vão parar em alguns setores; terceirizados da Petrobras do Fundão; trabalhadores das barcas Niterói; Fenasp – saúde federal; Sepe (estado e diversos municípios); técnicos e docentes das universidades Uerj, UFRJ, Uff, Rural, Unirio; servidores do  Sindscope, Sintesi, Sintesnit,seguridade social; ASFOC, Ibama, Arquivo Nacional, ASSIBGE, CEFET (Tecs e docentes); bancários Rio e Niterói; aeroviários.


Os trabalhadores da CSN devem atrasar a entrada na troca de turno e a Aeel (Associação dos Empregados da Eletrobrás) aprovou em assembleia um indicativo de paralisação. Além disso, ainda haverá assembleia de deliberação sobre a greve dos Correios, Cedae e metroviários.

Brasília (DF)
No Distrito Federal, a mobilização nacional das centrais sindicais conseguiu atrair a adesão diversas classes de trabalhadores. O Sindicato dos Bancários de Brasília vai parar, além do Sinpro-DF (Sindicato dos Professores do DF) e a Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino).

Belo Horizonte (MG)
A reunião das centrais sindicais decidiu pela intensificação dos atos e panfletagens nos terminais de ônibus, nas estações de trens e metrôs, fábricas, locais de trabalho, escolas e principais pontos de aglomeração dos municípios. Já foi definido a realização de um ato público unificado na sexta-feira, na capital mineira, na Praça Sete, às 11 horas. A concentração começa mais cedo, às 9h.

Salvador (BA)
Na Bahia, diversas categorias profissionais vão aderir ao movimento e paralisar as atividades durante todo o dia. Bancários, petroleiros, professores, metalúrgicos, comerciários e servidores da Saúde e da Justiça estadual já anunciaram que vão parar. Outros sindicatos devem se incorporar ao movimento até a sexta-feira.

Em Salvador, as centrais sindicais e os movimentos sociais vão realizar também duas atividades de rua: um ato em frente ao Shopping da Bahia a partir das 6h da manhã e uma caminhada pelas ruas do Centro, com saída do Campo Grande às 15h

Fortaleza (CE)
Os servidores do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) aprovaram em assembleia adesão à greve geral. Os servidores aprovaram proposta de se reunirem às 8h, na sexta-feira, na portaria do aluno, para promover oficina de cartazes e para concentração rumo à manifestação marcada para às 9h, na Praça da Bandeira, no centro de Fortaleza.

Os trabalhadores de empresas de ônibus também aderem a esse dia de luta.


Maceió (AL)
Os trabalhadores da Chesf (Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco) decidiram paralisar as atividades por 72 horas, a partir desta quarta (28).

Recife (PE)
Metroviários de Recife vão parar na sexta-feira. Em reunião das Centrais foi definida a realização de um ato unitário no dia 30, o "Arraial da Greve Geral". 

A concentração será às 15h, no Teatro do Derby. Haverá panfletagens para divulgação da Greve Geral durante toda a semana e será realizada uma nova reunião para organizar e acertar os detalhes da paralisação por categorias.

Aracaju (SE)
Os trabalhadores rodoviários de Aracaju, motoristas e cobradores decidiram cruzar os braços e se unir ao dia de paralisação nacional

João Pessoa (PB)
Os bancários de João Pessoa e de todo o estado da Paraíba vão aderir à Greve Geral. O Sintraf-PB (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado da Paraíba) deliberou paralisação a partir da meia-noite do dia 30 de junho.


Natal (RN)
Servidores da saúde do estado do RN integrarão esse dia e também vão fazer paralisação e atos. Os fiscais do Rio Grande do Norte também vão participar da greve geral.


São Luis (MA)
Em São Luís, as centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis se concentrarão a partir das 6h30 em frente ao porto do Itaqui. Várias categorias já definiram pela participação na greve (bancários, judiciário e MPU, correios, urbanitários, portuários e professores da UFMA). 

Em vários municípios do estado acontecerão paralisações e atos conjuntos.


Porto Alegre (RS)
O Sindimetrô/RS decidiu aderir à greve geral convocada para sexta-feira. Nos próximos dias, a categoria distribuirá materiais explicando os motivos da paralisação. Uma plenária ainda irá avaliar o movimento e preparar o dia de greve.

Santa Maria (RS)
Para sexta-feira estão previstas paralisações no comércio e dos ônibus da Região Central. Haverá ainda um ato na praça Saldanha Marinho com marcha pela cidade.


Curitiba (PR)
Sindicatos já confirmam a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus da cidade.

Florianópolis (SC)
Os trabalhadores do transporte público de Florianópolis e região decidiram parar na sexta-feira das 8h às 11h. À tarde, às 15h, haverá um ato no centro que contará com a participação dos trabalhadores da categoria.



Queridos amigos e leitores do blog, se vocês não ver postagem do meu blog SUED E POSPERIDADE nos grupos do facebook é porque o mesmo bloqueou as minhas postagens, que eu vejo como punição por eu divulgar notícias de Lula e do PT. Vocês podem acessar o blog pelo Google, G+1, twitter e Pinterest, ou no próprio blog, podem compartilhar as notícias para a página de vocês.
AGRADEÇO A TODOS 



Nenhum comentário:

Postar um comentário