quarta-feira, 5 de abril de 2017

Temer reage a Renan e pede exclusão total do senador do Planalto

Temer reage a Renan e pede exclusão total do senador do Planalto
5 de abril de 2017
 

A relação entre Michel Temer e Renan Calheiros piorou nas últimas semanas e os dois romperam politicamente após desavenças. A partir de agora, como forma de retaliação ao líder do PMDB no Senado, o presidente Temer passou a negociar cargos e matérias do Congresso Nacional diretamente com senadores do PMDB.

Segundo a colunista Andreia Sadi, do G1, o atrito entre os dois piorou após reiteradas críticas do senador alagoano ao governo federal, principalmente, na área econômica. Calheiros participou nesta terça-feira (4) de um jantar na casa da senadora Katia Abreu (PMDB-TO) e usou o encontro para fazer novas críticas ao presidente da República. 

Integrantes do governo Temer avaliam que o presidente do Senado tem “esticado a corda”, o que praticamente inviabiliza uma recomposição com o Planalto.

A publicação destaca que, em meio aos embates, o governo considera que Renan tem um pequeno grupo de peemedebistas lhe apoiando, entre eles os senadores Katia Abreu, Roberto Requião (PR), Rose de Freitas (ES), Helio José (DF) e Valdir Raupp (RO).

O Planalto julga que Kátia Abreu e Roberto Requião sejam “perdidos”, sem brecha para negociação. Já os demais, nas palavras de um auxiliar de Temer, “usam a guerra pessoal de Renan para serem atendidos”. Ou seja, buscam cargos em troca de fidelidade ao governo.

Diante deste cenário, uma estratégias do governo será a negociação no “varejo”, afirma a colunista Andreia Sadi.

Além disso, apostar no desgaste político de Renan com os desdobramentos  da  Lava Jato  é uma das medidas do governo Temer.

Um ministro do governo acredita que a combinação do avanço das investigações e a derrubada do sigilo das delações da Odebrecht vai isolar o senador na bancada. 

“É como aconteceu com Eduardo Cunha. Vai chegar uma hora em que os próprios senadores vão se afastar, não vão querer sair na foto com ele”, afirmou o auxiliar ouvido pela publicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário