terça-feira, 25 de abril de 2017

Lula alerta povo, ‘Reforma de Temer é uma bomba de hiroshima’

Lula alerta povo, ‘Reforma de Temer é uma bomba de hiroshima’
25 de abril de 2017
 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou a reforma trabalhista, que está em curso no Congresso Nacional, como uma verdadeira “bomba de Hiroshima” para o trabalhador brasileiro, nesta terça-feira (25), em entrevista concedida ao programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, do Rio Grande do Norte. 

Ele também contou à repórter Anna Ruth que vai dar início a viagens pelo nordeste do país “para conversar com o povo 
do nordeste”.

“Eles não estão fazendo uma reforma, estão destruindo o que os trabalhadores conquistaram na última reforma. Está mais para uma bomba de Hiroshima”, afirmou. Para ele, a reforma não deve ser feita de cima pra baixo. 

“Eu fui líder sindical muito tempo e nós nunca nos recusamos a discutir uma reforma trabalhista, mas tem que ser em igualdade de condição entre trabalhadores e empregadores”.

Lula também criticou o fato do governo jogar nas costas do trabalhador os resultados de sua incompetência por não conseguirem gerir a previdência. “De 2004 a 2014, a Previdência 
e a Seguridade Social eram superavitária. 

Isso porque criamos 22 milhões de empregos, o salário aumentou em 74% e formalizamos mais de 6 milhões. 

Na medida em que o governo não cresce o salário não aumenta, o desemprego aumenta, diminui a arrecadação. Você não pode jogar nas costas do trabalhador a responsabilidade de arcar com falência da previdência”. 

Para o ex-presidente, quem propôs essa reforma não conhece a realidade dos aposentados e servidores inativos desse País.

Nordeste
Durante a entrevista, o ex-presidente contou que pretende dar início a uma série de viagens pelo Nordeste e disse que não se governa o País apenas de Brasília. “Vou fazer uma viagem pra conversar com povo brasileiro outra vez, para sentir o palpitar de nosso povo, a consciências de nossas mulheres”.

Lula destacou as conquistas e os avanços ocorridos no Nordeste durante seu governo, citando a Transposição do Rio São Francisco, que vai levar água para 12 milhões de pessoas, a construção de aeroportos e a melhoria na vida de quem se beneficiou dos programas sociais do governo do PT como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos

“Eu tenho autoridade para cuidar do povo, eu sei cuidar do povo, entendo a alma dele. Fiz a transposição porque eu, com sete anos, já carregava pote de água na cabeça. 

O Nordeste brasileiro não pode ser reconhecido pelo analfabetismo, pela fome, pela seca”. Sobre a transposição, ele disse que antes de seu governo faltava vontade política para reunir os três estados e chegar a um consenso. 

“Eu resolvi acabar com essa brincadeira colocando o Zé Alencar, o Ciro Gomes para definir projetos.

 Podíamos ter acabado em 2012, mas o dado concreto é que resolvemos um problema crônico que existia há mais de 300 anos, desde Dom Pedro II”.

Lava Jato
Questionado sobre os desdobramentos da operação Lava Jato e se ele tinha alguma preocupação, Lula disse que “quem está mais preocupado são as pessoas da Lava Jato que mentiram e agora estão com dificuldade de provar” as denúncias contra ele. 

Segundo Lula, desde o início da operação já invadiram a casa do ex-presidente, quebraram seus sigilos fiscal e telefônico, devassaram as conversas com sua família e ainda não encontraram provas. 

“Se tem um cidadão nesse país que quer a verdade sou eu. Falo isso de coração aberto, se tem uma coisa que tenho orgulho foi de aprender com uma mulher nordestina analfabeta o que é ser pobre e andar de cabeça erguida”.

Click Politica



Nenhum comentário:

Postar um comentário