quarta-feira, 12 de julho de 2017

Iceberg do tamanho do DF finalmente se desprende da Antártida

Iceberg do tamanho do DF finalmente se desprende da Antártida
Fenda vinha aumentando de tamanho rapidamente nos últimos meses. Novo bloco de gelo mede 5,8 mil km² - mesma área 
de Brasília
Access_time12 jul 2017, 19h14
(NASA/Handout/REUTERS/Divulgação)

A plataforma de gelo gigante Larsen C, localizada na costa oeste da Antártida, está pelo menos 12% menor. Tudo por conta da perda de um anexo de peso: um iceberg de quase um trilhão de toneladas e com área semelhante a do Distrito Federal (cerca de 5,8 mil km²).

Estima-se que a separação tenha acontecido entre os dias 10 e 12 deste mês. Ela foi detectada pelo satélite “Aqua”, da Nasa, e veio a público por pesquisadores de universidades britânicas que integram o projeto Midas

Por ter conquistado a independência do continente gelado, o iceberg passará a ser chamado por seu nome próprio: A68.

O acontecimento já era aguardado há algum tempo pelos cientistas. Grupos de pesquisadores passaram os últimos anos monitorando a região, o que rendeu uma cobertura detalhada da situação do mais recente blocão de gelo – sobretudo nos últimos meses.

Presente desde 2014 no local, o projeto Midas notou em agosto do ano passadoque a fenda vinha aumentando de tamanho em alta velocidade. 

Em cinco meses, o buraco avançara 22 km. O ritmo se intensificou mais ainda ao final de 2016 – época em que a imagem que você vê acima foi feita. No mês de dezembro, o alargamento foi recorde: 18 km em apenas duas semanas.

Desde janeiro deste ano, anunciava-se que a falha poderia se romper, quebrando a qualquer momento os 350 metros de espessura da plataforma. 

Isso porque no começo de 2017 apenas 20 km de gelo seguravam o iceberg ao seu local de origem. A resistência ficou menor em junho, diminuindo para para 13 km, até chegar à marca dos 5 km no início de julho – e ceder de vez nesta semana.

Um comunicado da ESA, Agência Espacial Europeia, destaca que correntes marítimas podem levar fragmentos do iceberg à deriva no mar e atrapalhar o fluxo de barcos na Passagem de Drake, localizada ao norte das Ilhas Falkland. 

Além do problema local, a perda de novos blocos de gelo ao redor do continente pode, futuramente, permitir que geleiras internas se movam em direção ao mar.

Fonte: http://super.abril.com.br/


         Iceberg gigante se desprende na Antártica

               

Fonte: ELEFANTE LEGAL


Queridos amigos e leitores do blog, se vocês não ver postagem do meu blog SUED E POSPERIDADE nos grupos do facebook é porque o mesmo bloqueou as minhas postagens, que eu vejo como punição por eu divulgar notícias de Lula e do PT. Vocês podem acessar o blog pelo Google, G+1, twitter e Pinterest, ou no próprio blog, podem compartilhar as notícias para a página de vocês.
AGRADEÇO A TODOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário