segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

URGENTE: Putin aprova nova Doutrina de Segurança de Informação russa


URGENTE: Putin aprova nova Doutrina de Segurança de Informação russa

RÚSSIA 03:41 06.12.2016(atualizado 04:33 06.12.2016)
Resultado de imagem para vladimir putin
                               Imagem do Google

O presidente russo Vladimir Putin aprovou nesta terça-feira (6) uma nova Doutrina de Segurança de Informação da Federação da Rússia. 

O documento já foi publicado no Portal de informações legais russo (análogo do Diário da União brasileiro) e acaba de entrar em vigor. 

A nova Doutrina de Segurança de Informação da Federação da Rússia substitui a versão anterior deste instrumento, aprovada em 9 de setembro de 2000.

De acordo com o texto, "a presente Doutrina é um documento de planejamento estratégico na área da segurança nacional da Federação da Rússia; ele desenvolve as cláusulas da Estratégia de Segurança Nacional da Federação da Rússia aprovada pelo Decreto 683 do Presidente da Federação da Rússia de 31 de dezembro de 2015, e também por outros documentos de planejamento estratégico nesta área". 

A cláusula 10 do documento começa a tratar das "principais ameaças informacionais" e do "estado da segurança de informação". Nela, se diz o seguinte: 

"As possibilidades da circulação transfronteiriça da informação são usadas, com uma frequência cada vez maior, para atingir objetivos geopolíticos, político-militares — que violam o Direito internacional, e também terroristas, extremistas, criminosos e outros tipos de objetivos que violam os direitos e prejudicam a segurança internacional e a estabilidade estratégica". 

A cláusula 11 prossegue sublinhando que vários países do mundo estão acumulando possibilidades de influenciar a infraestrutura de informação para fins militares "Ao mesmo tempo, está se intensificando a atividade de organizações que realizam ações de inteligência técnica em relação aos órgãos estatais, organizações científicas e empresas do setor da indústria de defesa russas", diz o documento.

Já a cláusula 12 nota: 
"Órgãos da mídia russa são frequentemente sujeitos no exterior a descriminação aberta, os jornalistas russos enfrentam obstáculos que dificultam a sua atividade profissional". 

Outra ameaça descrita na nova Doutrina é o "crescimento do uso, por certos Estados e certas organizações, das tecnologias de informação para fins político-militares, inclusive para levar a cabo ações que contradizem o Direito internacional, que visam minar a soberania, a estabilidade política e social, a integridade territorial da Federação da Rússia e dos seus aliados".

Fonte: https://br.sputniknews.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário