sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Criança morre no “bebê conforto” por Asfixia Postural. “É preciso Alertar as Famílias em todo mundo”, diz mãe

Criança morre no “bebê conforto” por Asfixia Postural. “É preciso Alertar as Famílias em todo mundo”, diz mãe
 snap-2016-11-04-at-10-04-06

Uma família americana perdeu o filho de um modo inesperado: Asfixia Postural. Shepard Dodd tinha apenas 3 meses quando foi encontrado morto na cadeirinha situada no carro. O bebê foi vítima de asfixia posicional. Entenda o caso e previna-se.
O que aconteceu?

Shepard Dodd andava na parte de trás do carro, sentada em sua cadeirinha própria para passeios, quando sofreu a asfixia postural (ou também chamada de asfixia posicional). O casal encontrou seu bebê morto no “bebê conforto”.

A família agora busca conscientizar outras famílias sobre o perigo em deixar a criança dormir na cadeirinha, mesmo que seja fora do carro.

O que é a Asfixia Postural ou Asfixia Posicional?
Os bebês não possuem força suficiente para manterem-se sentados e firmes, já que os seus corpinhos ainda são muito frágeis, e os pequenos não tem controle sobre eles mesmos.


Assim, quando um bebê é colocado na cadeirinha, ele pode flexionar o corpo involuntariamente, virando a cabeça para frente, como se estivesse em “C”.

Tal posição pressiona o tórax do bebê e o impede de expandi-lo para respirar. Além do mais, a cabeça posicionada no peito leva a dificuldades de respiração. Sem a capacidade de respirar, o bebê pode falecer.

Então, tome cuidado: O “bebê conforto” deve ser usado apenas no carro e, por no máximo, um hora e meia. Em casos de viagens longas, o indicado é fazer paradas para que o bebê possa ser retirado da cadeirinha.

Além do mais, a criança deve ser posicionada no “bebê conforto” com a cabeça ereta, com os ombros presos ao cinto de segurança e com todos os cuidados para que não aconteça o “tombamento”.
E, claro, manter sempre a atenção ao bebê, evitando que ele mude de posição e acabe se asfixiando.

O “bebê conforto” é uma peça segura para os bebês, desde que usada de forma correta pelos pais e de acordo com as orientações do fabricante.

Ao crescer, a criança terá maior controle sobre seu próprio corpo e não haverá mais riscos de tombamento e muito menos de asfixia postural.

A recomendação médica é colocar bebês para dormir de barriga para cima, em um bercinho e nunca em uma cadeira ou “bebê conforto”.
Compartilhe!

Fonte: Mãe.tips


Nenhum comentário:

Postar um comentário