quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Vice-premiê turco: 'Mundo está à beira de uma guerra regional ou mundial

Vice-premiê turco: 'Mundo está à beira de uma guerra regional ou mundial

ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA
07:21 12.10.2016
Tropas turcas passam ovelhas no caminho perto de vila de Tuwairan, norte da Síria, 4 de setembro de 2016
 Por razão de tudo o que está acontecendo na Síria o mundo está à beira de uma guerra regional ou até mesmo mundial, opina o vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmus. O político partilhou a sua opinião em entrevista à agência Anadolu.

"Qualquer guerra que é conduzida por mãos de terceiras forças acaba. Na Síria, o limite já foi esgotado. Os EUA e a Rússia estão agora em aberta contraposição. Isso significa que nós estamos à beira de uma guerra regional ou mundial", declarou.

Kurtulmus destacou também que a Síria pertence aos sírios: "Nós não vamos ensinar o povo sírio como deve governar o país. Isso não deve ser feito nem pelo regime (do presidente da Síria Bashar Assad), nem pelos americanos, nem pela Rússia, nem pelo Irã. Esta decisão deve ser tomada pelo povo sírio".
Militar da Força Aérea dos EUA.
© AFP 2016/ EMMANUEL DUNAND

Quanto custa 'apoiar' o Oriente Médio: 5 maiores erros militares do exército dos EUA
Em 3 de outubro os EUA anunciaram, de modo unilateral, o fim da cooperação com a Rússia para a solução da crise na Síria. Segundo os porta-vozes de Washington, a partir daquele momento, somente os canais de comunicação militares permanecem ativos, para evitar conflitos entre os dois países no espaço aéreo sírio. Os EUA acusaram a Rússia de descumprir os acordos bilaterais. 

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou estar profundamente decepcionado. Segundo a chancelaria russa, a decisão de Washington de interromper a cooperação com Moscou na Síria é uma prova de que os Estados Unidos são incapazes de cumprir os compromissos assumidos nos acordos bilaterais, entre os quais estavam a separação da oposição “moderada” dos militantes terroristas na Síria.

Mostrar mais: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201610126538380-turquia-guerra-siria/



Nenhum comentário:

Postar um comentário