quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Ciclone se aproxima nesta quarta e traz risco de danos ao RS

13/09/2016 Atualização: 02:16
Ciclone se aproxima nesta quarta e traz risco de danos ao RS
Ventos podem ser muito fortes no Litoral Norte e também na área de Porto Alegre
Ventos podem ser muito fortes no Litoral Norte e também na área de Porto Alegre | Foto: Metsul / Divulgação / CP
Ventos podem ser muito fortes no Litoral Norte e também na 
área de Porto Alegre | Foto: Metsul / Divulgação / CP

Os efeitos do ciclone extratropical, que se move a Leste do rio da Prata, trazem riscos de danos ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O fenômeno se aproxima mais e os ventos, de forma geral, devem ser de moderados a fortes, com o centro não chegando ao território gaúcho.

Na maioria das regiões, o vento máximo deve variar entre 60 km/h e 80 km/h. Mais para o Oeste e o Noroeste do Estado, o vento não chega a ser muito forte e será predominantemente fraco a moderado. Rajadas intensas e com potencial de danos e transtornos, localmente acima de 100 km/h, podem ocorrer no Sul e no Leste. Na beira da praia, no Litoral Sul gaúcho, as rajadas podem superar os 100 km/h a 120 km/h.
Em Porto Alegre, o vento sopra de forte a muito forte com rajadas de 70 km/h a 90 km/h. São esperados novos transtornos, especialmente no Sul do Estado e na costa, como queda de postes, árvores, falta de luz e alguns destelhamentos. Na quinta, com o afastamento do ciclone, o vento sopra mais fraco.
As mínimas rondam os 5°C em São José dos Ausentes e em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 25°C em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 19°C.
A região próxima ao Prata enfrenta vento com força de furacão (acima de 120 km/h) desde o período da tarde. O ciclone se intensificou muito no Atlântico Sul hoje com vento de 140 km/h e ondas de 8 metros na costa da província de Buenos Aires. Mar del Plata teve danos e as aulas suspensas. A costa uruguaia está sendo duramente castigada por violento vento causado pelo ciclone com rajadas de mais 120 km/h.

Até 20h, as maiores rajadas eram de 122 km/h em Laguna del Sauce (Maldonado), 119 km/h em Punta del Este (Maldonado) e 105 km/h em Montevidéu. Há registros de estragos como quedas de postes, de grande número de árvores, destelhamentos e desabamento de estruturas. Vidros de lojas e prédios quebram com a força do vento em Punta del Este. O vento vai seguir muito intenso na costa uruguaia na madrugada e manhã desta quarta com rajadas acima de 100 km/h, mas diminui da tarde para a noite amanhã. O número de danos pode ser significativo e as condições são muito perigosas para se estar na rua no Sul do Uruguai pela queda constante de árvores e cabos de energia pelo vento extremo por muitas horas seguidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário