quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Modernização das Forças Armadas russas causa preocupação nos EUA

Modernização das Forças Armadas russas causa preocupação nos EUA
RÚSSIA 05:19 05.10.2016 Atualizado 12/10/2016
Soldado russo durante realização de exercícios táticos
A modernização das Forças Armadas russas e sua atuação nas zonas setentrionais causa preocupação da OTAN e de representantes da Noruega e EUA, indica o jornal Wall Street Journal citando Haakon Bruun-Hanssen, almirante e comandante das Forças Armadas norueguesas. Segundo ele, os potenciais militares da Rússia e do Ocidente "começaram a se aproximar, como acontecia no período da Guerra Fria", mas agora "já se trata de novos tipos de armamentos, muito mais eficientes"
 Soldados poloneses e norte-americanos durante exercícios conjuntos Anakonda 16 perto de Torun, Polônia, junho de 2016
© REUTERS/ KACPER PEMPEL

General dos EUA detalha instalação das forças da OTAN na Polônia

O almirante ressalta que a Noruega precisa efetuar um monitoramento mais ativo dos submarinos furtivos que possuem tecnologia stealth, bem como dos aviões e navios russos.

Representantes da aliança militar informaram o Wall Street Journal de que já foram intensificados os exercícios navais que visam "conter a agressão russa". Vale lembrar que, neste verão, oito países-integrantes da OTAN participaram de manobras militares com uso de submarinos no mar da Noruega. Segundo o relatório do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) publicado em julho, os aliados da OTAN "não têm capacidade de resistir rapidamente aos desafios submarinos por parte da Rússia na maior parte do Atlântico e do Báltico".

 Bandeira de OTAN
© AFP 2016/ GEORGES GOBET
OTAN desiste de prevenir incidentes com Rússia nos Países Bálticos

As relações entre a Rússia e a OTAN se agravaram em março de 2014 após a reunificação da Crimeia com a Rússia. Na mesma altura foi suspensa atividade do Conselho Rússia-OTAN – sua primeira reunião teve lugar apenas em abril de 2016.

Anteriormente, o porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov tinha anunciado que Moscou não representa ameaça para ninguém, mas que não deixaria sem resposta ações que ameacem os seus interesses nacionais.

Mostrar mais: https://br.sputniknews.com/russia/201610056490740-russia-modernizacao-eua-preocupacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário