segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ressaca destrói pousada e paisagem é modificada em SP: 'Estrago gigante'

19/09/2016 05h21 - Atualizado em 19/09/2016 07h09
Ressaca destrói pousada e paisagem é modificada em SP: 'Estrago gigante'
Fenômeno mudou a paisagem em Ilha Comprida durante o fim de semana. Pedras de contenção foram arrastadas e chegaram na avenida principal.
Mariane RossiDo G1 Santos
 Pousada foi 'levantada' pela água do mar em Ilha Comprida, SP (Foto: Rodrigo Luiz/Arquivo Pessoal)
Pousada foi 'levantada' pela água do mar em Ilha Comprida,
 SP (Foto: Ricardo Luiz/Arquivo Pessoal)

Uma pousada foi arrastada e completamente destruída pela água do mar durante uma ressaca que ocorreu durante todo o fim de semana em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Várias casas também foram atingidas pela força da maré e os moradores ainda contabilizavam, nesta segunda-feira (19), todos os estragos. Boa parte da paisagem na orla foi modificada pela maré.
A forte ressaca atingiu o bairro Ponta da Praia, onde a faixa de areia tem sofrido alterações nos últimos anos por causa do avanço do mar. A pousada ‘Filhas do Sol’, que estava vazia no momento do colapso, foi destruída pela força das ondas. De acordo com testemunhas, a água entrou e arrebentou o piso do imóvel, o que fez a pousada tombar para o lado e ficar inclinada. A ressaca derrubou pilastras e paredes e fez também fez o telhado desmoronar, arrastando parte da estrutura para o alto mar.
Segundo os moradores da região, a pousada estava cheia de móveis, eletrodomésticos e armários, que ficaram completamente estragados. O local estava fechado devido a baixa temporada e, por esse motivo, não havia ninguém na pousada na hora da ressaca.
 Paredes e pilastras não aguentaram a ressaca (Foto: Ricardo Luiz/Arquivo Pessoal)
Paredes e pilastras não aguentaram a ressaca (Foto: Ricardo 
Luiz/Arquivo Pessoal)

O marceneiro Ricardo Luiz de Carvalho, de 40 anos, mora em Iguape, uma cidade vizinha. Durante o fim de semana, ele foi pescar em Ilha Comprida e ficou assustado com o cenário que encontrou na Ponta da Praia.
“Eu fiquei mais impressionado pela pousada, destruiu tudo lá. O mar invadiu, por causa da ressaca. Ao lado da pousada também teve um bar que estava caído. Fez um estrago gigante. Outras casas caíram, foi tudo para dentro do mar.  O mar jogou a sujeira todo para cima do asfalto. Eu já tinha visto isso acontecer. Quando a casa fica em risco, eles (moradores) já desmontam tudo. Mas, na pousada não foi isso que aconteceu”, conta.
 Piso da pousada ficou destruído e paredes estão rachadas (Foto: Ricardo Luiz/Arquivo Pessoal)
Piso da pousada ficou destruído e paredes estão rachadas 
(Foto: Ricardo Luiz/Arquivo Pessoal)

Segundo a Prefeitura de Ilha Comprida, além do hotel, várias casas foram invadidas pela água. As famílias tiveram danos materiais, porém, depois que a água abaixou, elas voltaram para as moradias.
Grandes pedras, colocadas na areia para conter a ação do mar, foram levadas pela ressaca e rolaram até a avenida Beira-Mar. Galhos, troncos de árvores e pedaços de materiais de construção ficaram espalhados pela areia da praia e em parte da avenida.
Equipes da prefeitura trabalharam durante o fim de semana para retirar as pedras e limpar o local. Ainda segundo a prefeitura, não há dados sobre o nível da maré durante a ressaca do fim de semana.
Histórico
Em junho deste ano, uma forte ressaca também foi registrada na cidade. A água do mar invadiu algumas casas e destruiu parte de um muro. Uma das casas que fica em frente a Ponta da Praia foi atingida. A ressaca destruiu parte de um muro e invadiu o quintal, quebrando também a cerca de uma horta.

 Construção ficou destruída com força da ressaca (Foto: G1)
Construção ficou destruída com força da ressaca (Foto: G1)
 Ressaca fez estrago em praia de Ilha Comprida, SP (Foto: G1)

Ressaca fez estrago em praia de Ilha Comprida, SP (Foto: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário