sábado, 16 de julho de 2016

Papa Francisco diz que não se pode vender a pátria

Papa Francisco diz que não se pode vender a pátria
Postado por Simone de Moraes
10/07/2016 14:59
Reprodução
No dia da comemoração dos 200 anos da independência da Argentina, o Papa Francisco enviou uma carta à população do país dizendo “que não se pode vender a pátria”, numa clara alusão a política do presidente Mauricio Macri que está abrindo, como no Brasil, o mercado para o capital estrangeiro.
As relações do pontífice com o presidente Mauricio Macri não vão bem já faz um bom tempo, e o Papa faz questão de deixar claro suas diferenças contra a politica neoliberal implantada pelo presidente argentino.
Na semana passada, Macri flexibilizou, por decreto, uma lei que restringia a compra de terras por pessoas de outros países. A legação do governo é que isso servirá para atrair investimentos internacionais, mas na verdade entrega o patrimônio nacional a especulação financeira.
“Nós, argentinos, usamos uma expressão, quando nos referimos a pessoas inescrupulosas: ‘esse é capaz até de vender a mãe’; mas sabemos e sentimos profundamente no coração que a mãe não se vende, não se pode vendê-la… E também não se pode vender a mãe pátria”, escreveu Francisco.

O papa pede ainda para que Deus cuide da Argentina, faça-a mais forte e a “defenda de todos os tipos de colonização”. No país, a esquerda e os kirchneristas atacam Macri por estar se reaproximando dos Estados Unidos, após 12 anos de um gradual afastamento promovidos pelos ex-presidentes Néstor e Cristina Kirchner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário