sexta-feira, 22 de julho de 2016

EUA tentam tirar Rússia das olimpíadas

EUA tentam tirar Rússia das olimpíadas
diário operário e socialista desde 2003
21 DE JULHO DE 2016
EUA tentam tirar Rússia das olimpíadas
EUA tentam tirar Rússia das olimpíadas
Nesta terça-feira (19), o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, acusou a Usada (Agência Antidoping dos EUA, na sigla em inglês), de conspirar para tirar a Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Lavrov fez essa declaração em uma ligação telefônica com o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry. Segundo a chancelaria russa, Kerry teria concordado que é preciso evitar a “politização do esporte”.
A Rússia corre o risco de ficar de fora dos Jogos com base em um relatório divulgado pela WADA (Agência Mundial Antidoping) na segunda-feira, acusando o governo russo de montar um esquema para encobrir o uso de doping por atletas russos. A WADA pediu ao COI (Comitê Olímpico Internacional) a suspensão da Rússia dos Jogos. Ainda na terça-feira, o presidente do COI, Thomas Bach, fez um anúncio adiando uma decisão sobre a suspensão ou não da Rússia. No comunicado do COI, a entidade afirma esperar uma decisão do CAS (Corte Arbitral do Esporte) sobre um recurso dos atletas russos suspensos dos Jogos.
A denúncia do governo russo de que há interferência política na questão não é por acaso. Junto com a China, a Rússia é alvo de uma política sistemática dos EUA de pressionar o País e cercá-lo por meio de alianças com vizinhos e estímulo a disputas regionais. Durante anos os EUA estenderam sua presença militar no leste europeu, em direção à Rússia, por meio da ampliação das alianças da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O episódio mais grave dessa política norte-americana foi o golpe na Ucrânia, para colocar um governo aliado seu às portas da Rússia. A tentativa de tirar a Rússia, uma potência olímpica, dos Jogos do Rio é mais uma forma de fazer pressão contra o País, que recentemente realizou as Olimpíadas de Inverno e que realizará a Copa do Mundo em 2018, caso não inventem um jeito de mudar a sede até lá, também para pressionar a Rússia politicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário