quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Eutanásia pessoas saudáveis: o tédio de viver?

CONTROVÉRSIA
Eutanásia pessoas saudáveis: o tédio de                            viver?
ISABEL F. LANTIGUA  Madri  25/10/2016 10:10  Atualizado em 19/01/2017
 
 CARLOS GARCIA POZO

Especialistas alertam para a proposta holandesa para aplicar o suicídio assistido povo "cansado de viver", mesmo se eles não estão doentes

"Como eu estou indo para a Holanda" , disse T., que passou anos sem viajar e sem vontade de fazê-lo. Ele tinha sobre a mesa o jornal página aberta informando sobre a proposta do governo holandês para estender a eutanásia para aquelas pessoas mais velhas que são "cansado de viver" . 

Não havia necessidade de explicar mais. 
Seus filhos também pediu mais. Em 67 anos ,viúva , com problemas de mobilidade que limitam suas vidas diárias e a dor como seus companheiros mais comuns há muito tempo que a vida é asfixia , que as semanas você pesa muito, como eles se movem a horas a subida fica mais íngreme. 

Ela e seus dois filhos sabem que não vai para a Holanda. Mas eles também sabem que era um sonho em voz alta. Um desejo de que a angústia de repente termina .

Em 13 de outubro o ministro da Saúde holandês, Edith Schippers , e Ard van der Steur, Partido Popular para a Liberdade e Democracia, enviou uma carta ao Parlamento, com a ideia de que os "idosos" , sem especificar etário consideram que a sua vida não tem mais viagens ", deve ser capaz de colocar -lo de uma forma digna , de acordo com critérios rigorosos e cautelosos. 

" Assim, propomos ao alargar os requisitos para o acesso à eutanásia , que é legal no país desde 2002. Os ministros fazem referência explícita à "aqueles que se levantar todos os dias com a evidência desagradável que não tenham morrido durante a noite e só eles esperam que o novo dia é o último ". Não ligada a qualquer doença que sentindo. Simplesmente, o cansaço extremo avançar.

O problema é que "o cansaço de estar é um termo inespecífico . 

Muitas vezes esconde um humor depressivo e é muito comum para ouvir em consulta esta expressão. Se não haveria ninguém nesse momento todos ficaram de fora ,. Ele é muito difícil discussão que tem aberto no a Holanda , "disse ele MUNDO Jose Antonio Lopez Trigo , um médico e presidente da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia (SEGG). 

Para limitar e, como uma definição para a exaustão vital, psicólogo clínico Juan Cruz propõe o seguinte: " Ele é a falta de energia para manter a força física e mental, que não aparece depois de uma experiência concreta, que é mantida ao longo do tempo e que faz que você vive diariamente com exaustão geral e sem encontrar sentido à existência . " Porque, como foi reconhecido por este especialista, "como é difícil a vida é às vezes."

Cruz também acha que "as propostas de governo holandês é uma questão extremamente sensível. Muito política. Eu acho que nós temos que perguntar e debate é realmente o que está acontecendo em nossa sociedade de modo que não são tantos mais velhos, que ali, querendo fora do caminho. isso é o que temos de pensar, pensar em como estamos vivendo nossas vidas antes de pensar sobre como a terminar -lo ".

"O direito de decidir para além eutanásia"

A iniciativa dos dois ministros holandeses , que não seguiram os critérios da Comissão, que é responsável por estudar se deve ou não estender a lei, porque ele defendia deixando a lei atual como ele é e para evoluir e seguir seu curso antes de ampliarla- tem gerado controvérsia considerável, mesmo que, para chegar à frente, pelo menos dentro de um ano. 

A crítica mais feroz veio do Partido Socialista. Seu líder, Emile Roemer , disse que "a maioria das pessoas o que eles merecem é para obter um bom atendimento . 

Mas o governo está fazendo o oposto para economizar dinheiro ." Uma declaração de que, por sua vez, foram fortemente criticadas por outras partes, para o qual "ultrapassou a marca" com esta interpretação.

Por seu lado, a Associação Holandesa para o Direito de Morrer (NVVE), sem entrar na luta política, acredita que "estar cansado da vida, por qualquer razão, é algo que deve ser considerado. Melhor ajuda para deixar ser jogado aos trilhos do trem . " Fernando Marin , presidente da Associação direito a morrer comdignidade, em Madrid, está posicionada em linha com os seus homólogos nos Países Baixos. " 

Nós entendemos que a disponibilidade da própria vida é um direito para além da doença de pessoas. Obviamente, não é um debate há esse negócio. Se você não está doente, tem plenos poderes e quer a morrer, por que você fazê-lo clandestinamente ou sozinho? ele é melhor a ser oferecido garantias essa possibilidade , "diz ele.

Marin, que é um médico e pedir que a eutanásia é legalizada na Espanha , insiste que o que é oferecido com ele é uma opção e um direito . De acordo com ele, a proposta holandesa é "para as pessoas que, de uma forma fundamentada e pedir responsável para ajudar a percorrer. 

Obviamente, o sistema de saúde é o de avaliar o caso para ver se o pedido está de acordo com aquilo que entendemos como razoável". Mas ele quer para deixar claro que "só dá a opção que as pessoas têm a sua própria vida. É uma coisa que vai além da eutanásia. É uma opção para deixar este mundo com garantias, mas nunca uma obrigação ."

A questão é tão relevante quanto controverso. Para Lopez Trigo "é um tema que não pode ser banalizada. A exaustão vital é tão importante quanto um ataque cardíaco ou câncer. As pessoas que estão cansados de viver sofre um lote e está anunciando um suicídio, que tem crescido entre idosos ". 

Os dados do INE corroboram essa afirmação. Mostram que a 2007-2014, a percentagem de suicídios no grupo etário 60-69 anos aumentou em 21,9%; em 80-89 anos 8,3%, e a de pessoas com mais de 90 anos, 41,5%.

A dor física da alma

Como você pode distinguir a exaustão vital de outros problemas, como depressão ? O geriatra acredita que "não há mérito e trabalho. Localizar porque este tédio e fazer todo o possível para a pessoa que sofre é emocionante algo para se manter à tona. 

Isso leva tempo. Há pessoas que perderam o seu casal depois de muitos anos de vida e seu sofrimento se torna patológico. isso leva um monte lá fora, que o sentimento de solidão, de que o desejo que de todo. Mas isso facilitar a morte não é um salto. 

acho que devemos começar baterias e refletir sobre como estamos tratando nossos idosos , "admite este especialista, que remete para o termo anedonia , que é a incapacidade de encontrar prazer em alguma coisa.

Para o psicólogo Juan Cruz, "estar cansado de estar cria ainda mais cansado. Então você tem que escapar desse ciclo, porque se não a falta de desejo arrasta-lo. E se manter à tona depende dos recursos sociais e, acima de tudo, o apoio emocional de seus entes queridos para ajudá-los a ver um fiapo de sol quando o céu está nublado ".

Cruz apostar em "envelhecimento activo" , porque "o maior acumulam muitas perdas. Acumule modo que o nível físico e neurológico esgotado. Muitas duelos, muitas situações, para as quais são necessários programas que oferecem incentivos para aliviar a solidão que sentem" .

Esta fadiga não é algo intangível, mas dá sintomas, "tudo o que você pode imaginar , " diz Lopez Trigo, porque "que sente que dói tudo. A dor da alma, que é o que eles têm, leva à dor corpo muito facilmente. lhes falta o ar e dizer que estes "ay", como sentidos, porque ele realmente se afogar, a vida sufocando-los . "

"Temos preenchido obrigações e temos tido tempo para o que é importante, para o essencial, que é cuidar uns dos outros , como fazem em outras sociedades que consideramos menos avançada que a nossa. Esse é o debate , " Incompatibilidade especialistas.

Tradução : Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário