quarta-feira, 6 de julho de 2016

Agreste de PE produz queijos similares aos melhores do mundo

Edição do dia 24/06/2016
24/06/2016 23h19 - Atualizado em 24/06/2016 23h19
Agreste de PE produz queijos similares aos melhores do mundo
Apesar de tudo ser bem diferente dos países europeus que dominam a arte milenar de fabricar queijos, região produz 40 variedades de queijos nobres.
A paisagem do Agreste enche os olhos e nos reserva sabores inesperados. O cenário, a temperatura, o rebanho. Tudo é bem diferente dos países europeus que dominam a arte milenar de fabricar queijos finos. Mas acredite: 40 variedades de queijos nobres, similares aos melhores do mundo, estão sendo produzidos no Agreste de Pernambuco.
A responsável pela ousadia que provoca surpresa em muita gente cresceu numa fazenda com dez irmãos. Vitória Barros sempre se interessou pelo leite - um alimento rico mas que o pai dela não dava muita importância.
“O que sobrava ele mandava o administrador fazer queijo e tinha dia que o queijo saia bom e tinha dia que o queijo saia ruim. Por conta isso, conversando com minha mãe, eu já era formada em engenharia química com especialização em alimentos, então fui ajudá-los e procurei saber onde eu poderia fazer curso para aprender a fazer queijo”, conta.
Vitória foi atrás dos maiores especialistas. Estudou em Minas Gerais, na Itália, França, Inglaterra. 
A exigência com o leite das cabras é grande. Elas têm tratamento de luxo. O padrão de higiene é rigoroso. O curral de madeira é suspenso e os animais não pisam na terra. As raças leiteiras são melhoradas geneticamente. Assim, é possível conseguir a melhor matéria-prima para produzir os queijos especiais.
*Este programa foi exibido apenas para a Região Nordeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário