segunda-feira, 23 de outubro de 2017

NEW YORK TIMES DESMORALIZA A GLOBO: Brasileiros Que Saíram Da Miséria No Governo Lula Voltam A Passar Fome No Brasil

NEW YORK TIMES DESMORALIZA A GLOBO: Brasileiros Que Saíram Da Miséria No Governo Lula Voltam A Passar Fome No Brasil
Por Redação Click Política Última Atualização 23 out, 2017
 

Reportagem da Associated Press, replicada pelo New York Times, avalia que depois de uma década sendo visto como exemplo para o mundo, o Brasil de está “de volta aos tempos coloniais”. 

Os correspondentes Peter Prengaman, Sarah DiLorenzo e Daniel Trielli escrevem que de 2,5 a 3,6 milhões de brasileiros retornaram à linha da pobreza, tendo uma renda média de apenas R$ 140 por mês.

 Devido “à pior recessão da história” e “aos cortes aos programas de subsídio”, o País “perdeu o rumo” no caminho de combate à pobreza, destaca a AP.

A reportagem conta a história de alguns brasileiros novamente miseráveis, como Simone Batista, uma mulher negra e pobre que, com o filho bebê no colo, chora ao contar que teve o Bolsa Família cortado. 

Ela quer recuperar o benefício, mas, segundo a AP, não tem sequer dinheiro para pegar o ônibus e ir reclamar seus direitos.

O economista do Banco Mundial, Emmanuel Skoufias, critica os cortes no Bolsa Família e ressalta que os gastos com o benefício representam apenas meio por cento do Produto Interno Bruto. 

“O governo não deveria perder o foco da prioridade de manter as pessoas fora da pobreza”, diz Skoufias. “Deveria alocar mais recursos para o programa, e não menos”, completou.

Assuntos econômicos também chamam a atenção da imprensa. O The Wall Street Journal destaca o provável corte de 0,75% da Selic. 

O El Mercúrio expõe que o Brasil ainda não conseguiu recuperar seus envios de carne ao Chile, devido aos efeitos da operação Carne Fraca. 

De março a setembro, a importação de produtos bovinos brasileiros foi 14,7% menor em relação ao mesmo período de 2016.



Um comentário:

  1. Em Campinas/SP, o povo na periferia do Aeroporto de Viracopos, região do Campo Belo, a fome já está provocando brigas com ameaças de morte, por míseros vales cesta básica, que o Prefeito Golpista Jonas Donizete, que ajudou a acabar com o programa do Bolsa Família aqui numa das regiões mais ricas do país, o Estado de São Paulo, vergonha usar a cidade de Campinas para experimento das maldades desse governo Golpista do Temer!

    ResponderExcluir