quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Tusk disse que líderes da UE condenaram as ações da Síria e da Rússia em Aleppo

Tusk disse que líderes da UE condenaram as ações da Síria e da Rússia em Aleppo
 © AFP 2016/ EMMANUEL DUNAND
MUNDO 23:04 20.10.2016(atualizado 01:50 21.10.2016)
 
Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu
 O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, declarou que os líderes de países-membros da União Europeia condenaram as ações do exercito da Síria e das forças aéreas da Rússia em Aleppo e destacaram estarem prontos para quaisquer medidas em reação aos próximos passos de Damasco e Moscou no Oriente Médio.

Os EUA e outros países do Ocidente acusam Moscou e Damasco de realizar ataques aéreos contra população civil e contra as forças da oposição “moderada” na Síria. No entanto, até o presente momento nenhuma prova dessas afirmações foi apresentada. Síria e Rússia insistem estarem atacando somente os terroristas e acusam os EUA de descumprir o compromisso de separar as forças da oposição “moderada” das tropas de grupos terroristas.
Vladimir Putin e Angela Merkel
© AFP 2016/ KIRILL KUDRYAVTSEV
Merkel: UE só pensará em sanções contra Rússia se a intensidade

 de ataques em Aleppo permanecer a mesma


“Eles (os líderes) condenaram de modo enérgico os ataques do regime sírio e de seus aliados, inclusive da Rússia, contra a população civil de Aleppo. UE apela para o fim da violência e imediato cessar dos combates. Todas as possíveis opções de medidas serão avaliadas, se a violência continuar”, disse Tusk aos jornalistas após o fim do primeiro dia da cúpula da UE em Bruxelas. 

O anúncio foi feito no contexto da “pausa humanitária” que teve início em Aleppo na manhã desta quinta-feira, dia 20 de outubro. 
Ban Ki-moon abre a 70 sessão da Assembleia Geral da ONU
© AFP 2016/ TIMOTHY A. CLARY
Secretário-Geral da ONU elogia Rússia pelo cessar-fogo em Aleppo


As forças aeroespaciais da Rússia e as tropas do governo sírio não estão atacando os terroristas, para permitir a saída de civis e de combatentes da cidade, através dos assim denominados corredores humanitários. Atualmente, oito corredores humanitários para evacuação da cidade estão em funcionamento. Seis para civis e dois para combatentes. Segundo o ministério da Defesa da Rússia, todos os corredores estão sofreste constantes ataques praticados por militantes terroristas.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, informou nesta quinta-feira que, por determinação do presidente Vladimir Putin, a “pausa humanitária” em Aleppo foi prorrogada por mais um dia. Damasco confirmou a prorrogação.


FONTE:  https://br.sputniknews.com/mundo/201610206601532-Tusk-UE-condena-Siria-Russia-Aleppo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário