segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Snowden sai em defesa de internet para Assange

Snowden sai em defesa de internet para Assange
© REUTERS/ Stefan Wermuth
MUNDO 01:33 18.10.2016(atualizado 01:47 18.10.2016)
Apoio ao fundador do Wikileaks, Julian Assange, em frente à embaixada equatoriana em Londres
O ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), Edward Snowden, saiu em apoio do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, cujo acesso à Internet foi cortado.
“Não importa a sua opinião sobre o WikiLeaks ou Assange, censura não pode ser a solução”, escreveu Snowden em sua conta no Twitter.

Nesta segunda-feira, o site WikiLeaks informou que a embaixada do Equador, onde o australiano vive desde 2012, cortou o acesso de Assange à Internet. A medida foi adotada “pouco tempo depois da publicação dos discursos de Hillary Clinton na corporação da Goldman Sachs”, informou o portal.

Ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, defende-se de acusações sobre sua responsabilidade pelos ataques mortais na missão dos EUA na Líbia perante os Republicanos, na abertura de inquérito dos partidários de propaganda anti-Clinton, 23 de outubro de 2015
AFP 2016/ SAUL LOEB
Wikileaks publica 9º lote de polêmicos e-mails da campanha 
de Hillary Clinton

O ativista australiano está praticamente confinado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, onde ele solicitou refúgio político, por temer ser extraditado da Suécia para os EUA, em função das suas atividades no WikiLeaks.
Wikileaks Truck
© FLICKR.COM/ STEVE RHODES
WikiLeaks: democratas planejavam publicar anúncios de emprego
 sexistas em nome de Trump


Durante todos os anos da residência de Assange na embaixada de Equador, a procuradoria sueca ainda não o interrogou, o que foi objeto de crítica por ativistas na Suécia. Este ano, porém, após meses de correspondência entre Estocolmo e Quito, a procuradoria sueca recebeu permissão para realizar o interrogatório de Assange na embaixada do país sul-americano em Londres, no dia 17 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário