quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Marco Aurélio: "Se o STF ainda for o STF, minha decisão tem que ser obedecida"


Marco Aurélio: "Se o STF ainda for o STF, minha decisão tem que ser obedecida"
Decisão do ministro Marco Aurélio pode beneficiar o ex-presidente Lula, preso desde o dia 7 abril após ser condenado em 2ª instância

Publicado em 19/12/2018 as 15:14:00

 Marco Aurélio
 Ministro Marco Aurélio Mello, do STF Foto: Carlos Humberto /SCO/STF

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, disse na tarde desta quarta-feira (19) que, "se o Supremo ainda for o Supremo", a sua decisão de colocar em liberdade condenados em 2ª instância deve ser obedecida. 

No início da tarde, Marco Aurélio concedeu liminar atendendo pedido do Partido Comunista do Brasil (PC do B), que tratava da matéria. 


"Vai ser um teste para a nossa democracia, para ver se as nossas instituições ainda são respeitadas", disse Marco Aurélio em entrevista ao blog do jornalista Valdo Cruz, no portal G1.

O ministro disse ainda que vem tentando pautar o tema no plenário do STF durante todo o ano de 2018, mas a Corte não colocava a ação em julgamento.

 "Achei que não podia encerrar o ano no Judiciário sem tomar uma decisão sobre o assunto, por isso tomei uma decisão", disse o ministro.

O ex-presidente Lula está preso desde o dia 7 de abril, depois de ter sido condenado em em 2ª instância no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). 

Lula foi condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso que envolve o triplex do Guarujá. no litoral do estado de São Paulo.

Liminar


"Convencido da urgência da apreciação do tema [...] defiro a liminar para, reconhecendo a harmonia, com a Constituição Federal, do artigo 283 do Código Penal, determinar a suspensão de execução de pena cuja decisão a encerrá-la ainda não haja transitado em julgado".

Cristiano Zanin, advogado que faz a defesa de Lula, falou que a decisão de Marco Aurélio restabelece o texto constitucional: 

"É uma decisão importante porque restabelece o que consta do texto constitucional".

Ouça os detalhes com o correspondente da Rádio Jornal em Brasília, Romoaldo de Souza.Confira:

Pedido


A petição aconteceu menos de uma hora depois de ser noticiado que o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), conceder liminar solicitada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), que tratava da suspensão de todas as prisões dos condenados em 2ª instância.

"Acabamos de peticionar a solicitação do alvará de soltura para Lula. 

Abrimos mão do exame de corpo de delito", escreveu no Twitter a senadora e deputada federal eleita Gleisi Hoffman, que também é presidente nacional do PT.


Doação para o Blog
Queridos leitores do Blog SUED E PROSPERIDADE
que a paz esteja com todos.
Venho pedir aos leitores que têm condições e querem contribuir
com o Blog uma pequena doação para o Blog
Que a prosperidade os acompanhe hoje e sempre.
Desde já agradeço.
Maria Joselia

Número da conta
Maria Joselia Bezerra de Lima
Caixa Econômica Federal
Agencia: 0045
Operação: 013
Conta: 00054784-8
Poupança
Brasil
Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário