sexta-feira, 18 de maio de 2018

MUNDO COM EX-PRESIDENTE: Jornal Francês Repercute Indignação De Governo Brasileiro Com Apoio A Lula Na Europa


MUNDO COM EX-PRESIDENTE: Jornal Francês Repercute Indignação De Governo Brasileiro Com Apoio A Lula Na Europa

Por Redação Click Política Em 18 maio, 2018


Do RFI:

A mobilização em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Europa repercute na imprensa francesa desta sexta-feira (18). 

Além do apoio de personalidades políticas de esquerda – entre elas, o ex-presidente francês François Hollande – o líder petista também atraiu os holofotes ao publicar uma coluna no jornal Le Monde, reivindicando o direito de se apresentar às eleições de outubro no Brasil. 

A atenção a Lula na Europa irritou as autoridades brasileiras, destaca o jornal Les Echos.

Em seu site, Les Echos publica uma matéria sobre a reação “brusca” do atual governo com o apoio que Lula recebe na Europa. 

O correspondente do diário em São Paulo, Thierry Ogier, escreve que o primeiro a reagir foi o chefe da diplomacia brasileira, Aloysio Nunes Ferreira.

Les Echos destaca que, em nota divulgada pelo Itamaraty, o chanceler diz que, apoiando Lula, os políticos europeus driblam a verdade e cometem um gesto preconceituoso, arrogante e anacrônico contra a sociedade brasileira.

Outra reação que o jornal destaca é a de Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil, que exige o respeito à decisão da justiça brasileira. 

Sobre o fato de Lula estar na liderança das pesquisas de intenção de voto, Padilha diz acreditar que a situação é “temporária”, publica Les Echos.

O correspondente do jornal em São Paulo lembra que Lula pretende continuar sua campanha, apesar de, teoricamente, estar inelegível. 

É o Tribunal Superior Eleitoral que deve decidir a questão, mas não antes da oficialização das candidaturas no final de agosto, salienta Les Echos, finalizando: “a campanha eleitoral se anuncia tensa”.

Vítima de uma farsa judiciária

O jornal Libération desta sexta-feira reproduz trechos da coluna assinada por Lula e publicada ontem pelo jornal Le Monde. 

“Ele estima que é vítima de uma farsa judiciária e exige uma eleição presidencial democrática, com todas as forças políticas, inclusive a sua”, escreve Libé.

O diário lembra que o ex-presidente brasileiro foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo caso do tríplex do Guarujá, o que o impede de se apresentar à votação em outubro. 

Libé ressalta que, na coluna do Le Monde, Lula promete que, se for eleito, vai colocar o Brasil de volta 
“no caminho da inclusão social, do diálogo democrático, da soberania nacional e do crescimento econômico justo e solidário”.


Doação para o Blog

Queridos leitores do Blog SUED E PROSPERIDADE
que a paz esteja com todos.
Venho pedir aos leitores que têm condições e querem contribuir
com o Blog uma pequena doação para o Blog
Que a prosperidade os acompanhe hoje e sempre.
Desde já agradeço.
Maria Joselia

Número da conta
Maria Joselia Bezerra de Souza
Caixa Econômica Federal
Agencia: 0045
Operação: 013
Conta: 00054784-8
Poupança
Brasil
Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário