terça-feira, 1 de maio de 2018

Em Curitiba, Maior Ato De Centrais Em 35 Anos Foca Em Eleição E “Lula Livre”


Em Curitiba, Maior Ato De Centrais Em 35 Anos Foca Em Eleição E “Lula Livre”

Por Redação Click Política Última Atualização 1 maio, 2018



DO UOL:

Considerada a maior celebração de 1º de Maio dos últimos 35 anos no Brasil, a festa pelo Dia do Trabalhador que unificará sete centrais sindicais nesta terça-feira, em Curitiba, promete ser um ato político, com foco na situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nas eleições para a Presidência e o Congresso em outubro.


Além de abraçar a bandeira “Lula Livre”, o evento promete também propor ao público presente o voto em políticos que ajudem a pautar, na Câmara e no Senado, propostas que contraponham a retirada de direitos ou mesmo a revogação de medidas consideradas perniciosas aos trabalhadores, especialmente a reforma trabalhista. 

O tom da festa, por sinal, deverá pautar também a conversa das centrais com os presidenciáveis –apenas dois deles, no entanto, haviam confirmado presença no ato da capital paranaense até a noite dessa segunda (30): 

Manuela D’Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (PSOL).

O ato será na praça Santos Andrade, onde Lula fez discursos em março deste ano, durante sua caravana pelo sul, e em maio de 2017, após o primeiro depoimento ao juiz federal Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá 
–processo pelo qual o petista foi condenado e cumpre a pena de 12 anos e um mês de prisão na Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, desde o último dia 7.
“Lula é preso político”, diz presidente da CUT

O UOL conversou com representantes de três centrais sindicais que estarão unificadas em Curitiba:

 UGT (União Geral dos Trabalhadores), CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical.

“É o maior ato desde a criação da CUT [em 1983], um momento histórico em que adotaremos três tônicas: 
a defesa dos direitos dos trabalhadores, contra as reformas trabalhista e previdenciária; a defesa da democracia, contra os atos fascistas sobre a caravana de Lula [o ataque a tiros em março a um ônibus, no Paraná] e sobre o acampamento em Curitiba [em que duas pessoas foram baleadas no fim de semana]; e Lula livre, porque ele é um preso político e tem o direito de disputar as eleições”, 

afirmou o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas.


De acordo com o dirigente, a inclusão do ex-presidente petista na pauta não desvirtua o propósito do ato, já que o PT “sempre fez parte das manifestações pelo 1º de Maio”. 

A direção nacional do partido e as lideranças na Câmara e no Congresso, bem como políticos de outras legendas da esquerda, estarão presentes.

Indagado se outros presidenciáveis serão bem vindos ao ato, o presidente da CUT foi taxativo: 

“Não há problema algum de estarem no palanque, desde que defendam os três pontos que defendemos”, afirmou.

Os petistas Fernando Haddad e Jaques Wagner, que costumam ser cotados nos bastidores como possíveis candidatos do partido caso Lula não possa disputar a eleição, também vão comparecer.

Ainda segundo a CUT, houve um convite ao PDT e seu pré-candidato a presidente, Ciro Gomes, para que participassem do ato em Curitiba. 

No entanto, até o começo da noite passada, não havia resposta.


Doação para o Blog

Queridos leitores do Blog SUED E PROSPERIDADE
que a paz esteja com todos.
Venho pedir aos leitores que têm condições e querem contribuir
com o Blog uma pequena doação para o Blog
Que a prosperidade os acompanhe hoje e sempre.
Desde já agradeço.
Maria Joselia

Número da conta
Maria Joselia Bezerra de Souza
Caixa Econômica Federal
Agencia: 0045
Operação: 013
Conta: 00054784-8
Poupança
Brasil
Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário