sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Bolsonaro deve apoiar Trump contra o Irã


Bolsonaro deve apoiar Trump contra o Irã

31 mins ago Política 03/01/2020

Imagem do Google

Militares estão aconselhando Bolsonaro a ficar de fora do conflito EUAxIrã, na opinião de fontes ouvidos pelo UOL, o melhor que Bolsonaro tem a fazer é nem se pronunciar.

  Hoje Bolsonaro encontrou-se com o chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), se levar em conta o posicionamento do Itamaraty e do presidente Bolsonaro, de total submissão aos americanos, Bolsonaro pode romper anos da diplomacia brasileira, de se distanciar de conflitos.

Segundo o artigo do jornalista Germano Oliveira, na Istoé, Bolsonaro deve se alinhar com Trump no conflito com o Irã, o que pode ter consequências diretas para o Brasil, tanto no plano comercial, quanto geopolíticos e militares.

 Segundo o jornalista, tanto o Ministro de Relações Exteriores, quanto os filhos e Bolsonaro sempre mostraram relação de submissão e subserviência aos EUA.

Os militares segundo informações do Blog de Tales Faria no UOL, não querem que Bolsonaro se posicione a favor de Trump no conflito com o Irã, que resultou na morte do general Soleimani, chefe da guarda revolucionária do Irã.

No entanto, os militares acreditam que Bolsonaro deve apoiar Trump e os EUA contra o Irã.

Para os generais brasileiros, o Brasil não tem nada a ganhar se metendo no conflito que resultou na morte de Soleimani.

Os generais acreditam que Trump estaria agindo pensando em sua eleição. 

A eleição será no dia 3 de novembro de 2020. É comum que na disputa por reeleições, os presidentes americanos usem o “inimigo externo” para alavancar candidaturas.

Uma manifestação enfática de Bolsonaro, pode afetar relações comerciais brasileiras com o Irã e outros países do Oriente Médio.

Será que Bolsonaro será tão submisso ao ponto de se meter em um conflito em que o Brasil não tem nada a ganhar? 

A não ser comprar briga com inimigos e países historicamente não alinhados com os EUA. 

Lembrando que a Rússia e a China apoiam o Irã.
O governo russo condenou o ataque que matou Soleimani e reiterou apoio a República Iraniana.

CONTINUA

O que esperar após Trump ter matado General Iraniano

4 hours ago Internacional 03/01/2020


Por Igor Santos *

O que aconteceu no aeroporto de Bagdá foi muito grave. O assassinato do oficial persa perpetrado pelo exército estadunidense foi uma resposta a morte de um mercenário estadunidense. 

O que aconteceu no aeroporto de Bagdá foi um ato terrorista cometido pelo exército regular dos EUA.

Vou situar um pouco quem chegou até nesse post: quando a máquina bélica oficial estadunidense ocupa um país em conjunto também vem; vendedores de armas para grupos locais e mercenários.

Ocorre que a guarda da revolução (uma espécie de guarda pretoriana dos Aiatolás) executou um desses mercenários que tudo indica cruzou a fronteira iraniana para vender armas ou executar algum líder local.

Pausa no texto para explicar o que é o Estado “Islâmico”:

Estado Islâmico é o nome do resultado da confusão tribal e religiosa que se tornou o Oriente médio depois da ocupação estadunidense no Iraque e a tão aplaudida primavera árabe no norte da África e península arábica.

A matriz religiosa do ISIS é o islamismo sunita, mas propriamente um subgrupo os salafitas que pregam o retorno do grande Califado, uma confederação de tribos que iria da penisula arábica, passando pelo norte da África e chegando até a península Ibérica, tudo isso debaixo do conjunto de leis chamado Sharia.

Importante lembrar que os EUA financiaram, armaram e treinaram boa parte desses grupos para desestabilizar o governo Sírio da Família Assad, com treinamento e emprego de mercenários a partir do Iraque ocupado.

Mas qual a razão de falar disso?

Ora, a chamada primavera árabe não chegou até o Irã, primeiro pelo tipo de islã que lá é majoritário, o xiismo, segundo pelo Irã não ser um país árabe e sim persa, terceiro pelo Irã ter eleições livres, apesar da forte influência dos Aiatolás na vida cotidiana e política da República Islâmica do Irã.

Não é de hoje que os EUA veem no Irã um caroço no angu, sendo o terceiro maior produtor de petroleo da região, o Estado nacional com a maior faixa territorial da golfo persio e seu alinhamento diplomático, econômico e político com Rússia, China e Índia.

Não creio que haverá uma guerra direta entre Irã e EUA, isso envolveria diretamente a Rússia, tanto pela parceria Rússia/Irã quanto pelo fato do Irã fazer fronteira com a Rússia. 

O mais provável, e aqui to no campo da hipótese, é que Irã e EUA usarão um terceiro campo – quando dois países usam um país já em conflito para guerrear, como aconteceu na Guerra da Coreia e na Guerra do Vietnã.

 O Iêmen tem uma população em quase 50/50 sunitas e xiitas, com um governo sunita financiado pelos EUA eca Arábia Saudita, minha aposta é que usarão o Iêmen como terceiro campo.

Se preparem que o preço do petróleo vai as alturas esse ano!
 Igor Santos

Igor Santos é Jornalista e Historiador, cearense e morador do ABC Paulista.



Vamos ganhar uma renda extra pessoal?

A cabei de me juntar á bunited.
E achei que é interessante pra você também.
A bunited tem o poder de tornar nosso mundo sustentável. Não é só conversa, mas mudanças substanciais e reais.
E o melhor é que bunited paga para todos que trazem novos membros com sucesso. Muito inovador, não?
Clica ai pra você ver, eu amei isso!
Este é o meu ID de Membro bUnited: BDXD-6740.
É grátis, sem problemas e por uma boa causa.
Boa sorte.

Doação para o Blog
Queridos leitores do Blog SUED E PROSPERIDADE
Que a paz esteja com todos.
Venho pedir aos leitores que têm condições e querem contribuir
com o Blog uma pequena doação para o Blog
Que a prosperidade os acompanhe hoje e sempre.
Desde já agradeço.
Maria Joselia

Número da conta
Maria Joselia Bezerra de Souza
Caixa Econômica Federal
Agencia: 0045
Operação: 013
Conta: 00054784-8
Poupança
Brasil
Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário