terça-feira, 11 de abril de 2017

Noblat não sabe a acusação contra Lula, mas tem certeza de que ele é culpado e Moro irá condená-lo

Noblat não sabe a acusação contra Lula, mas tem certeza de que ele é culpado e Moro irá condená-lo
Publicado em 10/04/2017
 
Foto: Reprodução

O jornalista Ricardo Noblat, do jornal O Globo, escreveu nessa segunda-feira (10), mais uma vez, coluna contra o ex-presidente Lula no jornal, abordando o depoimento que o ex-presidente fará em Curitiba para o juiz Sérgio Moro, no dia 3 de maio. 

No texto, Noblat reafirma sua certeza de que Lula seria culpado no caso, que segundo Noblat, trataria de um sítio em Atibaia que seria frequentado "exclusivamente" (de novo, segundo Noblat) pelo ex-presidente. E que seria sobre isso que Lula iria depor. Só que o depoimento de 3 de maio não trata do tal sítio de Atibaia, e sim da suposta propriedade de um tríplex no Guarujá e armazenagem do acervo presidencial. 

E o processo, também ao contrário do que escreve Noblat, não tem nada a ver com a empresa Odebrecht, o que mostra quão perdido está Noblat ao escrever sobre Lula, mandando-o inclusive "lamber sabão".

É surpreendente que Noblat escreva de forma tão mal informada sobre o processo, sem sequer saber do que ele se trata. Mais ainda porque Noblat já tuitou, insinuando ter recebido a informação privilegiada do próprio Moro em um evento no jornal O Globo em dezembro, de que Lula será condenado pelo juiz nesse caso. 

Noblat escreveu que Lula seria condenado por Moro no início do ano(https://twitter.com/BlogdoNoblat/status/808491985954893825) Os advogados do ex-presidente interpelaram Noblat sobre a publicação, e a insinuação de que isso teria lhe sido antecipado pelo próprio Moro, mas ele não prestou

Noblat confunde a ação penal sobre suposta propriedade de Lula e Dona Marisa de um apartamento que apenas visitaram para avaliar a possibilidade de compra (http://www.institutolula.org/documentos-do-guaruja-desmontando-a-farsa) com uma outra acusação descabida da Lava Jato, sobre um sítio em Atibaia, um inquérito policial aberto há mais de um ano para investigar o caso e que até agora não foi concluído. 

Lula não é dono do sítio de amigos que frequentava com Dona Marisa, e os proprietários do sítio já comprovaram não apenas a propriedade do sítio, como a origem lícita dos recursos que usaram para comprá-lo e que sim, frequentavam a propriedade.

Imagina a surpresa de Noblat se ele fizesse jornalismo e apurasse que em nenhum dos mais de 100 depoimentos em dois processos diferentes que já estão em fase de audiência, que nenhum deles trouxe elementos que poderiam comprovar qualquer das acusações de Lula? 

Que famosos delatores da Lava Jato como Cerveró, Barusco e Paulo Roberto da Costa afirmaram em juízo desconhecer qualquer vantagem indevida para o ex-presidente Lula? E que a família do ex-presidente jamais pernoitou ou teve chaves do tal apartamento do Guarujá, que se encontrava como disponível para venda no sistema da OAS?

Esperamos que o jornal O Globo corrija as informações factuais incorretas que foram apresentadas aos seus leitores na coluna de Ricardo Noblat, para que eles não fiquem ainda mais mal informados sobre o depoimento de Lula no dia 3 de maio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário