quinta-feira, 30 de março de 2017

TEMER DÁ SEU SEGUNDO GOLPE E ANTECIPA NOMEAÇÃO DE MINISTRO DO TSE

TEMER DÁ SEU SEGUNDO GOLPE E ANTECIPA NOMEAÇÃO DE MINISTRO DO TSE

 

Depois de tomar o poder por meio de um golpe parlamentar, Michel Temer fez agora uma manobra ainda mais espúria; antecipou a nomeação do ministro Admar Gonzaga para o TSE, onde será julgado; Gonzaga vai substituir o ministro Henrique Neves, cujo mandato termina no dia 16 de abril, e irá participar do julgamento da cassação de Temer; há uma expectativa de que ele peça vistas do processo, presidido pelo ministro Gilmar Mendes, tornando sem previsão a definição do julgamento

30 DE MARÇO DE 2017 ÀS 21:36

247 com Agência Brasil - Cinco dias antes de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciar o julgamento que pode cassar o seu mandato, Michel Temer protagoniza o segundo golpe de carreira política e antecipa a nomeação de um ministro para a Corte Eleitoral. 

Michel escolheu no início da noite o advogado Admar Gonzaga para substituir o ministro Henrique Neves, cujo mandato termina no dia 16 de abril. Gonzaga foi o mais votado na lista enviada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a Temer. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União de amanhã (31).

Atualmente, Admar Gonzaga é ministro substituto do TSE. Ele deve participar do julgamento da chapa Dilma-Temer, que começa na próxima terça-feira (4) e tem duração imprevisível, conforme o presidente da corte, ministro Gilmar Mendes. A ideia de Temer era proceder o mais rapidamente possível com a nomeação do novo ministro, para evitar acusações de tentativa de interferência no julgamento.

Os outros integrantes da lista enviada pelo STF ao presidente eram Tarcísio Vieira e Sérgio Silveira Banhos. Vieira também atua no TSE como ministro substituto.

O plenário do TSE é composto por três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia.

Em maio, outra cadeira da advocacia ficará vaga, com a saída da ministra Luciana Lossio, e o presidente Temer deverá fazer nova nomeação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário