quinta-feira, 30 de março de 2017

Governadores do Nordeste retomam unidade e resolvem peitar governo Temer

30 de Março de 2017
 José Marques

A pouca atenção dada pelo presidente Michel Temer aos governadores do Nordeste durante seu mandato sem efetivar promessas assumidas de liberar Empréstimos aos Estados com saúde fiscal, da mesma forma a renegociação com o BNDES e tratamento semelhante ao dispensado ao Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul certamente começa a provocar desta data em diante um posicionamento crítico dos chefes de Executivo de forma unitária.

Reunidos em Fortaleza, sob a coordenação do governador do Ceará, Camilo Santana, todos os presentes ao Encontro reproduziram duras críticas à forma como o governo Temer trata o Nordeste, tanto que em Carta resolveram assumir posições contrárias ao que quer o presidente.

CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Estudos feitos por técnicos mas avalizados pelos governadores provam que a Reforma encaminhada pelo Planalto penalizam as mulheres e o mundo rural de forma tal que eles decidiram encaminhar voto contra.

A um só coro, todos reclamaram porque o Governo federal enviou a matéria para o Congresso, mesmo sem ouvir nenhum dos governadores. Eles, aliás, também discutiram o vai - não - vai de Temer de incluir ou não os servidores e estados no Pacote.

TÊM SOLUÇÃO
Os governadores, contudo, não vão para a próxima reunião com Temer de mãos abanando. Eles já dispõem de uma Proposta exequível que resolverá a curto prazo o problema da Previdência como também de outro problemão : a Reforma Tributária.

Por incrível que pareça a proposta apresentada pela Fazenda do Rio grande do Norte já tem aprovação até do CONFAZ onde todos os estados são contemplados na divisão do Bolo.

RECORRENDO À JUSTIÇA
Diante da falta de efetivação de promessas tipo novos Empréstimos, renegociação com o BNDES, recursos para enfrentar a a seca, etc algumas dessas questões vão terminar no Superior Tribunal de Justiça.

À unanimidade, o que não acontecia no começo do Governo, os governadores vão peticionar ações na Justiça para obter a efetivação do que já foi oficializado .

SEM DIALOGO NEM MORAL
Governadores como Ricardo Coutinho (Paraíba), decano do grupo, questionou a falta de tempo já exíguo e os vacilos do Governo em mudar de posição no comando das medidas faz, segundo ele , o governo se apresentar vacilante .

Robinson Farias (Rio Grande do Norte) disse a mesma coisa se sentindo cansado com as promessas não realizadas daí pediu ações mais enérgicas.

Renan Filho (Alagoas) foi outro que se posicionou criticamente até mesmo na questão da Previdência se posicionando botando contra.
Wellington Dias apresentou números de forma didática explicando que o Norte e Nordeste têm sido penalizados e precisam reagir.

Mas foi o anfitrião Camilo Santana quem expôs toda a Carta de Fortaleza pontuando as novas reivindicações e ações jurídicas a serem efetuadas de agora em diante.

Em síntese, as medidas de Temer reunificou o Nordeste contra o Governo Federal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário