quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Bolsonaro tem apenas quatro votos em eleição para presidente da Câmara

Bolsonaro tem apenas quatro votos em eleição para presidente da Câmara
Do UOL, em São Paulo  02/02/201715h25
 

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ficou em último lugar em quantidade de votos na eleição para o novo presidente da Câmara dos Deputados ocorrida na tarde desta quinta-feira (2). 
Ele obteve quatro votos, contra os 293 dados ao vencedor: o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que vai presidir a Casa no biênio 2017-2018.

Em segundo lugar ficou Jovair Arantes (PTB-GO), com 105 votos, seguido de André Figueiredo (PDT-CE), que teve 59 votos, Júlio Delgado (PSB-MG), com 28 e Luiza Erundina (PSOL-SP), 10. Houve cinco votos em branco.

Essa foi a terceira vez que Jair Bolsonaro concorreu à presidência da Câmara. Além das eleições deste ano, ele já tentou o cargo em 2005 e 2011, ambas vezes sem sucesso.

Conhecido pelas questões polêmicas em que se envolve, durante seu discurso desta quinta-feira no plenário da Casa, Bolsonaro levou um exemplar do jornal "O Globo" e mencionou uma reportagem em que um dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) defendia a legalização da maconha e, futuramente, da cocaína.

Usou o caso como exemplo para dizer que o papel de legislar não deve ficar a cargo do Judiciário, mas do Legislativo. "O Poder Legislativo se encontra subserviente ao Executivo e submisso ao Judiciário", disse.

No ano passado, o Conselho de Ética da Câmara decidiu por 11 votos a um arquivar a representação que pedia a cassação do mandato de Bolsonaro por ele ter defendido em plenário a memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos principais símbolos da repressão durante a ditadura militar.

Em abril, ao votar a favor do processo de impeachment de Dilma Rousseff, Bolsonaro elogiou a memória do coronel, morto em 2015.

Oficial do Exército, ele já está em seu sétimo mandato como deputado e, no ano passado, começou a revelar interesse em se candidatar à Presidência da República. 

Com este objetivo, trocou o PP pelo PSC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário