segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Lula venceria eleições no primeiro turno em qualquer cenário político

Lula venceria eleições no primeiro turno em qualquer cenário político
Publicado por CdBem: 12/12/2016  Em: Brasil

Enquanto Lula venceria em qualquer cenário, cabe ao presidente de facto, Michel Temer, o primeiro lugar no ranking da rejeição para o primeiro turno das próximas eleições. O percentual de entrevistados que não votaria em Temer em nenhum cenário saltou de 29%, em julho, para 45%
Por Redação – de São Paulo

Embora a nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta segunda, mostrem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria, em todos os cenários de primeiro turno da disputa pelo Planalto em 2018, a mídia conservadora ressalta que, em um segundo turno, inexistente diante da vitória prevista de Lula, um turno antes, a fundadora do partido Rede Marina Silva poderia chegar ao Planalto. O petista, que já liderava no último levantamento do instituto, realizado em julho, ampliou sua vantagem nas simulações.
 Lula estaria apto a pedir asilo em alguma embaixada, caso o juiz Moro venha a pedir a prisão preventiva do líder petista
Lula é o político de maior expressão nacional e venceria as 
eleições, se acontecessem hoje, em qualquer cenário político

Contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), Lula teria 25% das intenções de voto e o tucano, 11%. Com esse resultado, o mineiro fica atrás também da ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade), que aparece com 15% das intenções.

Contra Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, Lula teria 26%. Lula também venceria em todos os cenários de segundo turno, com exceção de uma eventual disputa com Marina Silva. 

Nesta simulação, a ex-senadora teria 43%, contra 34% do petista.

Os três potenciais candidatos do PSDB —Aécio Neves, Geraldo Alckmin e  José Serra— não venceriam em nenhum dos cenários analisados pelo Datafolha.

Análise
Segundo o Datafolha, o ex-presidente Lula cresceu nas simulações de primeiro turno na comparação com o levantamento anterior. A aferição anterior foi realizada em em julho. Nos cenários de segundo turno contra adversários do PSDB, Lula oscilou positivamente e teria uma vantagem numérica em disputas contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). 

Venceria também os senadores José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG).

Nas simulações restantes, haveria um empate técnico. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi realizado nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 pessoas com 16 anos ou mais. 

Nele, nenhum dos tucanos cresceu nas intenções de voto, tanto em cenários de primeiro como de segundo turno.

Marina venceria, com folga, em duas simulações de primeiro turno, nas quais os candidatos do PSDB seriam Alckmin ou Serra. No cenário em que o candidato tucano é Aécio, Marina aparece com 15% das intenções de voto contra 11% do senador mineiro, em um possível empate técnico.

Moro em cena
O instituto também aferiu uma quarta possibilidade, na qual também estaria na disputa o juiz federal Sergio Moro, titular nos processos da Operação Lava Jato. Neste quadro, Marina empata numericamente com o magistrado no segundo lugar, com 11%. Lula venceria ambos.

Num cenário de segundo turno contra tucanos, a dianteira de Marina é de pelos menos 20 pontos percentuais. Essa é a margem contra Serra (47% contra 27%). O desempenho da ex-senadora, que nunca disputou um segundo turno presidencial, teve poucas oscilações em relação ao último levantamento de julho.

Marina, porém, foi citada na Lava Jato. Seu nome foi mencionado na investigação de corrupção na Petrobras em junho. Marina apareceu em informação veiculada na mídia conservadora, sobre as negociações para fechamento de acordo de delação do ex-presidente da empreiteira OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro.
Pinheiro teria dito que representantes de Marina pediram a ele contribuição para o caixa dois da campanha presidencial em 2010 porque ela não queria aparecer associada a empreiteiras. 

A ex-senadora nega recebimento de recursos ilícitos. Ela também tem evitado a cena política brasileira, tornando-se alvo de críticas dos aliados.

Taxa de rejeição
Ainda segundo a pesquisa, o presidente de facto, Michel Temer, passou a ocupar o primeiro lugar no ranking da rejeição para o primeiro turno das próximas eleições. O percentual de entrevistados que não votaria em Temer em nenhum cenário saltou de 29%, em julho, para 45%.

O presidente está em situação de empate técnico com Lula, cuja taxa de rejeição é de 44%, segundo o Datafolha. O terceiro lugar na pesquisa sobre rejeição é ocupado por Aécio, que oscilou um ponto para cima e chega à marca dos 30%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário