domingo, 30 de outubro de 2016

Tremor atinge centro da Itália, deixa feridos e derruba imóveis históricos

30/10/2016 05h02 - Atualizado em 30/10/2016 21h29
Tremor atinge centro da Itália, deixa feridos e derruba imóveis históricos
8 mil pessoas foram atendidas, mas não houve mortos.
Tremor derrubou construções e igrejas históricas e foi 
sentido em Roma.
Do G1, em São Paulo
 Resultado de imagem para italia terremoto
Quase 8 mil pessoas foram atendidas pela defesa civil italiana após o forte terremoto de magnitude 6,6 atingiu a região central da Itália neste domingo (30), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Não houve mortos mortos, mas dezenas de pessoas ficaram feridas sem gravidade, segundo o chefe da Defesa Civil italiana, Fabrizio Curcio.
O tremor causou o colapso de mais construções e igrejas históricas em pequenas cidades e vilarejos atingidos por tremores nos últimos dias. 

O sismo derrubou construções em diversos lugares na região central do país, que já havia sofrido um tremor na quarta-feira (26). A Proteção Civil italiana afirmou que o terremoto foi sentido do norte ao sul do país, de Bolzano, próximo à fronteira do país com a Áustria, à região de Puglia, no extremo sul.
Apenas uma pessoa está “em condição mais grave”, segundo a France Presse. Várias pessoas foram tiradas com vida dos escombros - seis em Norcia, três em Tolentino.
O tremor provocou deslizamentos de terra e o tráfego em muitas estradas nesta região central da Itália está interrompido. Em Roma, linhas do 
 Padre e freiras rezam após serem retirados de igreja em Norcia, neste sábado (30), após tremor que atingiu região central da Itália (Foto: Sky Italia via AP)
Padre e freiras rezam após serem retirados de igreja em Norcia, 
neste sábado (30), após tremor que atingiu região central da Itália 
(Foto: Sky Italia via AP)

O tremor provocou deslizamentos de terra e o tráfego em muitas estradas nesta região central da Itália está interrompido. Em Roma, linhas do metrô foram fechadas devido a problemas técnicos causados pelo terremoto. O dano nas construções é "substancial", segundo a agência de notícias Reuters.
O terremoto desta manhã é o mais forte a atingir a península desde 1980, de acordo com o jornal Corriere della Sera. O tremor de Áquila, que matou mais de 300 pessoas em 2009, teve uma magnitude de 6,3, segundo a France Presse.
 Imagen tomada de video muestra bomberos frente a un edificio dañado en Norcia, Italia, tras el terremoto con magnitud preliminar de 6,6 ocurrido la mañana del domingo 30 de octubre de 2016 en el centro del país. (Foto: Sky Italia vía AP)
Imagem mostra desabamento em Norcia (Foto: Sky Italia vía AP)

O tremor ocorreu às 7h40 do horário local (4h40 do horário de Brasília) e provocou medo entre a população da região de Úmbria, segundo a agência de notícias EFE. Uma transmissão ao vivo mostrou o colapso de uma igreja no centro de Norcia, uma cidade de 4 mil habitantes perto de Perugia, de acordo com a Reuters.
Em Norcia, a Basílica de San Benedetto, construída no século XIV, ficou parcialmente destruída. Segundo a lenda, foi construída sobre o local de nascimento de São Bento, fundador da Ordem Beneditina, nascido em 480. O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, prometeu reconstruir casas e igrejas destruídas pelo abalo.
Norcia está na região que já havia sido afetada por outro forte terremoto, de magnitude 6,2, que deixou 300 mortos. Na ocasião, também foram fortemente atingidos os municípios de Amatrice, de 2 mil habitantes, e Accumoli, de 700.
Neste domingo, em Amatrice, cidade que pagou o preço mais alto durante o tremor de agosto, com mais de 250 mortos, foram registrados apenas "poucos feridos", segundo o prefeito de Amatrice, Sergio Pirozzi. "Nenhum morto e esta é uma boa notícia", disse a uma rádio.
 Terremoto atinge a Itália (Foto: Editoria de Arte/G1)

O Serviço Geológico divulgou inicialmente que o sismo deste domingo havia sido de magnitude 7,1, mas revisou o número para baixo. O tremor ocorreu na região da Úmbria, a 68 km a sudeste de Perugia, a 6 km de Norcia e a 10 km de profundidade, segundo o USGS.
"Foi um terremoto terrível e devastador", afirma Vera Lúcia de Oliveira, professora universitária que mora em Perugia e foi acordada pelo terremoto. "Eu estou muito assustada, embora já tenha vivido outros terremotos antes. Este, no entanto, nessa intensidade, nunca tinha ocorrido nesta região, é algo anômalo."

O Papa Francisco demostrou solidariedade às vítimas do tremor nesta manhã durante a oração do Angelus, na Praça São Pedro, no Vaticano, segundo a Reuters. “Expresso minha proximidade às populações do centro da Itália afetadas pelo terremoto, onde também foi registrado um forte tremor nesta manhã. Que o Senhor lhes de força e Nossa Senhora lhes proteja", disse. Ele também fez uma oração pelos feridos e pelas famílias que sofreram os maiores danos, segundo a Efe

 In this image made from video, residents who fled from their houses gather in a square in front of a damaged church in Norcia, Italy, Sunday, Oct. 30, 2016 after a powerful earthquake with a preliminary magnitude of 6.6 rocked central and southern Italy f (Foto: Sky Italia via AP)
Imagem de vídeo mostra moradores de Norcia que deixaram suas 
casas na praça em frente à história Basílica de São Benedito, que 
foi bastante danificada pelo forte terremoto (Foto: Sky Italia via AP)

O prefeito de Ussita (povoado a cerca de 20 km de Norcia), Marco Rinaldi, comentou o impacto do tremor na na Basílica de San Benedetto e a prefeitura. "Caiu tudo, é um desastre".
Como tantos outros povoados da região, Ussita foi evacuada depois dos terremotos quarta, que provocaram numerosas destruições, mas não deixaram vítimas. Há 4 dias, três tremores -- de magnitudes 5,5, 6,0 e 4,9 -- atingiram em cerca de 4 horas de intervalo a região e causaram desabamentos e danos. As localidades mais próximas ao epicentro dos terremotos foram Castelsantangelo sul Nera, Visso, Ussita e Preci.
 People evacuated from an hospital are covered with blankets following a quake in Rieti, Italy, October 30, 2016. (Foto: Emiliano Grillotti/Reuters)
Pessoas evacuadas de hospital em Rieti recebem cobertores após 
forte terremoto na região central da Itália
 (Foto: Emiliano Grillotti/Reuters)

Papa Francisco faz pronunciamento durante oração do Angelus, na Praça São Pedro, na Itália,  neste domingo (30)  (Foto: Vincenzo Pinto / AFP)

Papa Francisco faz pronunciamento durante oração do Angelus, 
na Praça São Pedro, na Itália, neste domingo (30) 
(Foto: Vincenzo Pinto / AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário