domingo, 16 de outubro de 2016

Operação para libertar Mossul ameaça segurança de 1,5 milhão de pessoas – ONU

Operação para libertar Mossul ameaça segurança de 1,5 milhão de pessoas – ONU
ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA  00:47 17.10.2016 
Crianças e mulheres num edifício para civis deslocados em Makhmour, ao leste de Mossul, Iraque (Foto de arquivo)
O secretário-geral adjunto da ONU para Assuntos Humanitários, Stephen O'Brien, declarou hoje (16) que a operação militar para libertar a cidade iraquiana de Mossul da ocupação do grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico) coloca em perigo os seus 1,5 milhão de habitantes. “Estou extremamente preocupado com a segurança de até 1,5 milhão de pessoas que vivem em Mossul e que podem sofrer com as operações militares de libertação da cidade do Daesh. As famílias correm grande risco de se ver sob fogo cruzado ou se tornar alvo de atiradores. Dezenas de milhares de meninas e meninas iraquianos, homens e mulheres, podem acabar numa emboscada ou ser usados como escudos vivos” – diz o comunicado divulgado por O'Brien.
Iraqi security forces ride in vehicles travelling to Mosul to fight against militants of Islamic State at an Iraqi army base in Camp Taji in Baghdad, February 21, 2016
© REUTERS/ AHMED SAAD
Iraque inicia ofensiva para libertar Mossul do Daesh

O início da ofensiva para libertar Mossul da ocupação do Daesh (proibido na Rússia e em diversos países), no norte do Iraque, foi anunciado hoje mais cedo pelo primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi.

Mossul, com quase 700 mil habitantes, é a capital da província de Ninawa e a segunda maior cidade do Iraque. Exército iraquiano, milícias xiitas e curdos, apoiados pelas forças aéreas da coalizão internacional liderada pelos EUA, tentam, desde o mês de março, libertar a cidade do Daesh, que ocupou Mosul em junho de 2014.

FONTE:  https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201610176567612-mossul-seguranca-pessoas-onu/


Nenhum comentário:

Postar um comentário