sábado, 22 de outubro de 2016

Ministro turco: Mossul pode servir de pretexto para a Terceira Guerra Mundial

Ministro turco: Mossul pode servir de pretexto para a Terceira Guerra Mundial 
© AFP 2016/ AHMAD AL-RUBAYE
ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA 23:47 22.10.2016(atualizado 00:15 23.10.2016)
Ofensiva de Mossul
 Forças iraquianas na zona de al-Shurah, a 10 km da cidade de Mossul, Iraque, 17 de outubro de 2016
A ofensiva para libertar a cidade iraquiana de Mosul de terroristas do Daesh (Estado Islâmico) pode servir de pretexto para o início de uma nova e catastrófica guerra, declarou o vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmus.

“A tentativa de transformar a operação para libertar Mosul de terroristas do Daesh num pretexto para uma nova guerra, realizada por terceiros, poderia gerar consequências catastróficas, incluindo a Terceira Guerra Mundial" – disse Kurtulmus. 

Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan durante discurso
© AFP 2016/ ADEM ALTAN / AFP
Erdogan: 'Mossul pertence à Turquia historicamente'

Ele destacou que o futuro desta cidade está diretamente ligado aos interesses da Turquia, assim como das cidades sírias de Aleppo e Damasco.

“Os habitantes de países vizinhos são nossos amigos, irmãos, parentes. Todos vivemos na mesma região. Ninguém tem o direito de impedir que a Turquia se interesse pelos acontecimentos que acontecem em países vizinhos” – afirmou o vice-primeiro-ministro.

Kurtulmus voltou a criticar a posição das autoridades iraquianas que se opõem à presença de militares turcos no acampamento de Bashiqa, ao norte do Iraque, próximo a Mossul.
Forças iraquianas passam no deserto no âmbito de operação de libertação de Mossul, Iraque, 20 de outubro de 2016
© AFP 2016/ AHMAD AL-RUBAYE
Premiê do Iraque: Turquia não luta contra Daesh, tenta sim 

ganhar influência


"Hoje, o primeiro-ministro do Iraque está tentando criticar a Turquia. Mas, antes de tudo, é preciso responder à pergunta de por que a segunda maior cidade do Iraque foi entregue aos terroristas sem que um tiro tivesse sido disparado. Por que, em todos esses anos, um plano de resgate de Mossul não foi aceito? Por que os EUA e a comunidade internacional não levam a sério a luta contra o Estado Islâmico" – frisou o político turco.

Em 16 de outubro de 2016, as Forças Armadas do Iraque, juntamente com outros grupos armados, que incluem as formações curdas peshmerga, iniciaram uma ofensiva contra Mossul, considerada uma das duas "capitais" do grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em diversos países).

FONTE: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201610226616600-ministro-turco-mossul-terceira-guerra-mundial/


Nenhum comentário:

Postar um comentário