quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Furacão mata centenas de pessoas no Haiti e avança para costa dos EUA

Edição do dia 06/10/2016
07/10/2016 01h38 - Atualizado em 07/10/2016 01h38
Furacão mata centenas de pessoas no Haiti e avança para costa dos EUA
Resultado de imagem para furacão matthew florida
Um dos maiores furacões da última década, o Matthew, já está batendo na costa da Flórida, nos Estados Unidos. É uma gigantesca tempestade com enorme potencial de destruição, e já deixou mais de 280 mortos só no Haiti, por onde passou.
As autoridades americanas temem estragos consideráveis e reiteraram que a população deve abandonar o mais rápido possível as áreas costeiras.
O furacão Matthew já provoca chuva torrencial na costa leste da Flórida e ventos de quase
200 km/h. O olho do furacão está na altura de Miami, ainda sobre o oceano, e só deve tocar o solo mais ao norte do estado por volta das 8h da manhã de sexta (7).
Depois de seguir pela costa rumo ao norte e se afastar em direção ao Oceano Atlântico é possível que ele gire e volte a tocar o solo na mesma área atingida no sábado (8), o que seria devastador.
O Matthew deve causar mais destruição que o Sandy, que atingiu os Estados Unidos em 2012 e provocou a morte de 117 pessoas. É o furacão mais forte da década.
O alerta dramático do governador da Flórida resumiu o perigo: "esse furacão vai te matar". Ele pediu: "saiam, saiam, saiam de casa". A ordem é que 1,5 milhão de pessoas que moram na costa da flórida deixem as casas. Quem decidiu ficar protegeu as portas e janelas./nos supermercados, as prateleiras ficaram vazias.
As pessoas estocaram água, comida em conserva, pilha e lanternas. 2,5 milhões de moradores devem ficar sem energia.
O Matthew deve chegar à Flórida com ventos de 230 km/h. O olho do furacão vai passar entre Daytona Beach e o centro espacial Kennedy, no cabo Canaveral. Todo o pessoal não essencial da Nasa já foi retirado.
O aeroporto de Miami, o maior do estado, ficou fechado. Quase 3 mil voos foram cancelados e até os parques de diversões do estado fecharam as portas.
O presidente Barack Obama declarou situação de emergência nos estados da Flórida, da Geórgia e da Carolina do Sul. 3,5 mil homens da Guarda Nacional foram deslocados para esses estados.
O Matthew provocou a morte de 283 pessoas só no Haiti. Mais de 250 mil estão desalojadas no país, que é o mais pobre do continente, e a devastação por lá já é considerada a pior crise humanitária desde o terremoto de 2010. Nos Estados Unidos, pode causar inundações de até três metros de altura.
Uma das maiores preocupações é com o Centro Espacial Kennedy, que se preparava justamente para lançar um novo satélite capaz de atualizar a cada 30 segundos a trajetória de tempestades tropicais. Na quinta (6), os boletins saem a cada meia hora.

Até a campanha à presidência foi afetada pelo furacão. Hillary Clinton e Donald Trump cancelaram compromissos na Flórida, um dos estados mais disputados dessas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário