terça-feira, 25 de outubro de 2016

'Brasil não tem por que se preocupar com a instalação de bases russas no Caribe'

'Brasil não tem por que se preocupar com a instalação de bases russas no Caribe' 
© Sputnik/ Grigory Sysoev
NOTÍCIAS 15:50 24.10.2016(atualizado 15:52 24.10.2016)
Marinheiros do cruzador de mísseis pesado russo Pyotr Veliky durante a estadia do navio no porto de Tartus, Síria (foto de arquivo)
© Sputnik/ Grigory Sysoev


A notícia divulgada pela mídia brasileira de que o Brasil estaria preocupado com a instalação de uma possível base militar da Rússia na Venezuela causa polêmica. Enquanto alguns especialistas compartilham a ideia de que o assunto da base russa preocuparia o Governo Michel Temer, outros, como Pedro Paulo Rezende, não veem qualquer fundamento ou procedência na informação. 

Especialista em Relações Internacionais e em assuntos militares, o jornalista disse à Sputnik não ver qualquer possibilidade de fundamento nesta notícia, que, para ele, não passaria de especulação. "As informações que eu tenho são de que a Venezuela não está incluída neste pacote de reativação de bases militares russas no Caribe", comenta Rezende. "As bases seriam reativadas em Cuba, e as negociações com a Rússia avançam neste sentido por serem bases que pertenceram à antiga União Soviética, da qual a Rússia é sucessora." O especialista também acha improvável que os russos estejam considerando a possibilidade de instalar uma base militar na Venezuela "no momento em que o Parlamento venezuelano aprovou medidas extraordinariamente duras contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, exigindo a convocação, ainda este ano, do referendo revogatório, o mecanismo previsto na Constituição do país que permite ao eleitorado avaliar o desempenho da Presidência da República.

 A situação é extremamente instável na Venezuela e eu até acredito na possibilidade de golpe militar no país, até porque os militares são comprometidos com o ideário político do falecido Presidente Hugo Chávez e parecem estar a cada dia mais distantes de Nicolás Maduro."

FONTE: https://br.sputniknews.com/noticias/201610246625187-brasil-base-militar-russa-caribe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário