quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Venezuela: contra o golpe, povo toma as ruas em defesa de Maduro

diário operário e socialista desde 2003
ÚLTIMAS NOTÍCIAS  3 DE SETEMBRO DE 2016 Atualizado em 08/09/2016
Venezuela: contra o golpe, povo toma as ruas em defesa de Maduro
Venezuela: contra o golpe, povo toma as ruas em defesa de Maduro
Nesta quinta-feira (1º), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, liderou um ato de massa em apoio ao governo contra o golpe da direita. O gigantesco ato em Caracas foi uma resposta ao protesto convocado pela direita no mesmo dia, com o pretexto de que o governo estaria atrasado a convocação de um referendo revogatório. O governo venezuelano denunciou que a direita levaria adiante uma tentativa de golpe, com ajuda dos EUA.
Em defesa da soberania do País, os venezuelanos foram para as ruas para se contrapor à “tomada de Caracas” promovida pela Mesa de Unidade Democrática (MUD), partido da direita golpista que tenta desestabilizar o País para derrubar Maduro e usurpar o poder a serviço do imperialismo. Maduro declarou que o “golpe foi derrotado” mais uma vez. “O povo não ficou em casa, saiu às ruas e sempre irá fazê-lo. Esse é um povo consciente e mobilizado para sempre”. E destacou que “ainda há emboscadas a dissipar”.
Na Venezuela, os trabalhadores vêm derrotando tentativas de golpe promovidas pela direita há muito tempo. Em 2002, a direita chegou a derrubar o então presidente Hugo Chávez por quase dois dias. Os golpistas foram obrigados a voltar atrás pelo povo mobilizado nas ruas, que fizeram na ocasião uma “tomada de Caracas” de verdade. Em seus discurso durante o ato desta quinta, Maduro anunciou que pretende suspender a imunidade parlamentar, diante dos planos golpistas da direita, que pretendia “encher de sangue” a capital em sua tentativa de usurpar o poder.

Imprensa golpista falsifica a realidade
No Brasil, os jornais da imprensa burguesa, que apoiam o golpe tanto na Venezuela quanto no próprio Brasil, ocultaram a imensa manifestação em apoio ao governo para dar destaque aos coxinhas reunidos pela direita golpista em uma avenida de Caracas. Segundo o Estado de S. Paulo, por exemplo, em sua edição de sexta-feira (2), “centenas de milhares” teriam comparecido ao comício da MUD. A própria foto que ilustra a matéria, no entanto, apresenta um protesto cheio de buracos. Tentam repetir a mesma farsa que criaram aqui no Brasil, quando aumentaram em 20 vezes o número de coxinhas que apoiavam o golpe para vender a ilusão a quem quisesse comprar de que o golpe teria apoio “popular”.
1s maduro multitud

Na Venezuela, no entanto, o governo tem sido mais combativo na resistência à direita golpista financiada de fora, denunciando abertamente há muito tempo o papel da imprensa golpista e convocando a população a enfrentar a direita. Como destacou Maduro, o ato dessa quinta foi o “triunfo da paz”. A direita venezuelana, como acontece no Brasil, pretende modificar o regime político para reprimir os trabalhadores e as organizações populares, de modo que possa impor uma política neoliberal ao povo da Venezuela.
Captura de Tela 2016-09-02 às 13.24.06

Nenhum comentário:

Postar um comentário