terça-feira, 13 de setembro de 2016

Quantos pontos você consegue ver neste quadro? Ilusão de ótica viraliza na internet

12/09/2016 12h54 - Atualizado em 12/09/2016 12h54
Quantos pontos você consegue ver neste quadro? Ilusão de ótica viraliza na internet
Imagem criada por cientista francês e publicada por professor de psicologia japonês viralizou nas redes sociais.
O cientista francês Jacques Ninio criou a ilusão de ótica que, publicada por professor japonês, viralizou no Facebook e no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
O cientista francês Jacques Ninio criou a ilusão de ótica que, 
publicada por professor japonês, viralizou no Facebook e no 
Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

Uma ilusão de ótica viralizou na internet enquanto as pessoas tentam descobrir por que não conseguem ver os 12 pontos da imagem ao mesmo tempo.
O professor de Psicologia japonês Akiyoshi Kitaoka publicou a imagem no Facebook no domingo pela manhã e, em 24 horas, ela tinha sido compartilhada 7 mil vezes.
No domingo à noite, o desenvolvedor de videogames americano Will Kerslake tuitou a mesma imagem com a legenda: "Há 12 pontos pretos nas interseções desta imagem. Seu cérebro não o deixará ver todos de uma só vez".
Na segunda-feira pela manhã, mais de 27 mil pessoas tinham interagido com o tuíte.
Conhecida como Ilusão da Extinção de Ninio, por causa do cientista francês Jacques Ninio, a imagem mostra uma grade de linhas horizontais, verticais e diagonais com 12 pontos pretos em diversas interseções.
A maioria das pessoas não consegue ver todos os 12 pontos ao mesmo tempo.

Organização
Mas por que isso acontece?

Quando o olho vê um padrão organizado de uma maneira específica, o cérebro pode não conseguir processar corretamente a imagem.
Em um artigo, o próprio Ninio explicou: "Quando os discos brancos em uma grade cintilante são diminuídos e destacados em preto, eles tendem a desaparecer. A pessoa só consegue ver alguns deles ao mesmo tempo, em grupos que se movem erraticamente na página".

"Nas partes onde não se vê os pontos, as linhas cinza parecem ser contínuas, gerando cruzamentos cinzas que não estamos realmente presentes."
"Alguns brilhos negros podem ser vistos nos cruzamentos onde não é possível ver os discos. A ilusão também funciona com o contraste inverso (de cores)."
Para o cientista, a confusão se relaciona com o fato de que o cérebro pode coletar informações usando diferentes limiares de contraste em partes diferentes do campo visual.

A ilusão de ótica confundiu a internet no fim de semana. "Eu conferi em diferentes formatos. Não consegui ver todos", disse um tuíte.
Um participante da rede social modificou a imagem para deixar todos os pontos aparentes:

E houve até quem aproveitasse a ocasião para relembrar a polêmica do vestido que alguns enxegaram como branco e dourado e, outros, como preto e azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário