domingo, 7 de agosto de 2016

Conheça LUCA - O antepassado de todos os seres vivos

Conheça LUCA - O antepassado de todos os seres vivos
hydrothermalvent_1024-kyzB - 620x349 @ abc

Os pesquisadores descobriram que o antepassado de todos os seres vivos na Terra foi um de uma única célula, organismo bactéria do tipo que se estima ter vivido cerca de 4 bilhões de anos atrás, quando nosso planeta estava em sua infância, com uma idade de cerca de 560 milhões de anos.
A descoberta aguça o debate entre os cientistas que, por um lado acreditava que a vida como a conhecemos começou em ambientes completamente hostis e extremos, como respiradouros do mar profundo, ou na proximidade de vulcões, e entre aqueles pesquisadores que estão mais a favor da vida que entram em existência perto 'lagoas pouco quente ", tal como proposto por Darwin.
Seu nome é LUCA, "Ultimate último ancestral comum", e é o organismo do qual todos os seres vivos na Terra descendem de.
Durante décadas, os pesquisadores tentaram determinar as características de este ser excepcional, e os mecanismos que ele "marca" permitidos e propagar a vida como a conhecemos.
Agora, graças a um novo estudo realizado por um grupo de pesquisadores alemães publicados na "Nature Microbiologia", estamos mais perto do que nunca para obter um retrato genético do ancestral de todas as coisas vivas em nosso planeta.
De acordo com o estudo, o nosso primeiro ancestral era um organismo muito simples e provavelmente viveu cerca de 4.000 milhões de anos perto de uma fonte hidrotermal na parte inferior de um dos oceanos primitivos da Terra.
O "retrato" de LUCA foi obtido após estudo e classificação sistemática de mais de seis milhões de genes, dos quais pesquisadores extraíram 355 que eles acreditam que podem ter pertencido a LUCA, o ancestral comum de bactérias e archaea.
Para chegar ao fundo da questão, a equipe liderada por William Martin, da Universidade Heinrich Heine alemão, focada nos genes dos dois maiores (e mais antigos) grupos de organismos unicelulares que existem: as bactérias e archaea. Segundo a "Nature Microbiology" LUCA é muito provável que tenha pertencido a uma das duas das famílias acima mencionados.
A descoberta tem "avançado significativamente nossa compreensão do que Luca fazia para viver", escreveu James O. McInerney, da Universidade de Manchester, em um comentário, e oferece "uma visão muito intrigante na vida de quatro bilhões de anos atrás."
LUCA; Tão simples quanto ele ganha
Os 355 genes descobertos por pesquisadores sugere que LUCA era um organismo muito simples que poderiam sobreviver sem oxigênio, a obtenção de energia a partir de dióxido de carbono, hidrogênio e outros gases quentes expelidos da Terra através de fissuras na crosta da Terra no fundo do oceano.
Em adição ao acima, Luca, também teve uma enzima que lhe permitiram sobreviver perto de temperaturas muito elevadas, até várias centenas de graus, e que fez essa dependência de elementos metálicos, tais como o ferro.
Organismos similares ainda são abundantes hoje, e é curioso pensar que sua existência foi considerado impossível por cientistas até há 40 anos atrás, quando ainda pensava-se que todas as formas de vida necessárias luz e oxigênio para sobreviver.
Mesmo que LUCA é nosso antepassado mais antigo, isso não significa necessariamente torná-lo o primeiro ser vivo na Terra, mas o mais sortudo de todos os que conseguiram sobreviver e de se agarrar a se tornar o "pai" de todos os seres vivos que habitam o nosso planeta hoje .
Jornal de referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário