sábado, 25 de junho de 2016

Escócia disse não à independência em referendo de setembro de 2014.


25/06/2016 21h24 - Atualizado em 25/06/2016 21h45
Maioria dos escoceses apoia independência, aponta pesquisa
Escócia disse não à independência em referendo de setembro de 2014.
Mudança ocorre após Reino Unido decidir deixar a União Europeia.
Da France Presse
 Urna chega para a contagem dos votos do referendo em seção eleitoral em Glasgow, na Escócia (Foto: REUTERS/Clodagh Kilcoyne)
Urna chega para a contagem dos votos do referendo em seção eleitoral em
 Glasgow, na Escócia (Foto: REUTERS/Clodagh Kilcoyne)
Mais da metade dos escoceses apoia agora, depois do Brexit, a independência de sua região, apontou uma pesquisa publicada neste sábado (25) (domingo do horário local).
A pesquisa realizado pelo Panelbase para o Sunday Times revela que 52% dos entrevistados quer romper com o restante do Reino Unido. Por outro lado, 48% se opõem à secessão.
A Escócia disse não à independência no referendo de setembro de 2014. No entanto, a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, disse após o Brexit que uma segunda consulta é agora "altamente provável", para que a região não fique fora da UE contra sua vontade.
No histórico referendo de quinta-feira, 52% dos britânicos votaram a favor de abandonar a UE. Na Escócia, a opção mais votada foi pela permanência, com 62%.
Após dirigir uma reunião de emergência de seu governo autônomo neste sábado, Sturgeon disse à imprensa que "um segundo referendo de independência é claramente uma opção que precisa estar sobre a mesa, e que está realmente sobre a mesa".
"Para assegurarmos de que tal opção é realizável (...), serão tomadas medidas para garantir que existe a legislação necessária", acrescentou.
A pesquisa da Panelbase, que entrevistou 620 adultos na sexta-feira e no sábado, indica que 52% acha provável que a Escócia seja independente em um prazo de cinco a dez anos.

Em abril, somente 30% acreditavam nesta possibilidade, segundo uma pesquisa realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário